"Bombeiro Sangue Bom 2011" acontece no dia 05 de julho em Porto Ferreira

Divulgado em 15/06/2011 - 10:45 por PORTO FERREIRA HOJE

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, no período de inverno o número de doações diminuem significativamente (entre 30 e 40%), comprometendo os estoques.

Dessa forma, todas as Unidades do Corpo de Bombeiros participarão de uma ação social relevante e significativa, como parte das comemorações do Dia do Bombeiro Brasileiro, na qual consiste em incentivar o seu público interno (os bombeiros) e toda a comunidade, de forma voluntária, a realizar o maior número possível de doações de sangue, no período de 01 a 31 de julho de 2011.

O 16º Grupamento de Bombeiros é a Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros responsável pelo atendimento à comunidade da região de Piracicaba, que abrange os municípios de Capivari, Limeira, Rio Claro, Araras, Pirassununga, São Carlos, Leme, Porto Ferreira, Brotas e mais vinte e cinco cidades limítrofes, totalizando uma população de aproximadamente 1,7 milhão de habitantes, e está participando ativamente da campanha, convocando a população para que, juntamente com os bombeiros, reserve um dia da semana e visite um posto de coleta e faça a doação. Não demora nada e muitas pessoas ganham uma vida nova.

A Base de Bombeiros de Porto Ferreira estará realizando em parceria com o Hospital Dona Balbina a Campanha de doação de sangue “Bombeiro Sangue Bom”, no dia 05 de julho de 2011, no quartel do Corpo de Bombeiros, sito a Avenida Júlio de Oliveira Dorta, Nº1265, Recreio Aeroporto, A coleta de sangue terá seu inícios as 17h00min e termino às 21h30min,os doadores deverão comparecer de posse do documento de identidade.

Requisitos básicos para doação: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 Kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), apresentar documento de identidade com foto.

Impedimentos temporários para doação: gripe (aguardar 7 dias), gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses), ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação, tatuagem realizada nos últimos 12 meses, situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos (aguardar 12 meses). Quem esteve nos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins, onde a incidência de transmissão de malária é maior deve aguardar 6 meses. Quem morou, aguardar 3 anos.

Impedimentos definitivos para doação: hepatite após 10 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doenças de Chagas, uso de drogas injetáveis, malária.

Fonte: Rubens Delsin, Tenente Coronel PM Comandande do 16º Grupamento de Bombeiros