Governo Federal libera recursos para conclusão do Hospital-Escola de São Carlos

Divulgado em 02/09/2011 - 17:18 por portoferreirahoje

O prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba (PT), acompanhado do deputado federal Newton Lima (PT-SP), esteve nesta quinta-feira (1º/9) no Ministério da Saúde, em Brasília (DF), para fazer a liberação da última parte dos recursos federais para conclusão das obras do segundo módulo do Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci”. O prefeito Barba assinou a documentação necessária juntamente com a secretária-executiva do Ministério, Márcia Aparecida Amaral.

“Com a liberação desses recursos pelo Governo Federal nós iremos aumentar o ritmo das obras de conclusão do segundo módulo, previstas para o primeiro semestre de 2012”, destacou o prefeito. De acordo com Barba, o Governo Federal liberou R$ 3 milhões e a Prefeitura irá complementar o montante necessário para o término do hospital.

Até o momento já foram investidos no Hospital-Escola cerca de R$ 67 milhões, entre obras e equipamentos do 1º módulo – já em operação – e obras do 2º módulo. O 1º módulo do hospital, em funcionamento desde 2007, realiza média de 10 mil atendimentos por mês.

“Me lembro como se fosse ontem quando recebemos há alguns anos o presidente Lula, que concretou pessoal e simbolicamente o primeiro pilar do Hospital-Escola. Esse importante equipamento de saúde pública da região central do estado de São Paulo começou no Governo Lula e será concluído no Governo Dilma, atendendo diversas cidades cuja população somada chega a 600 mil pessoas”, destacou o deputado federal Newton Lima, o idealizador do hospital durante sua gestão como prefeito de São Carlos (2001/2008).

“É importante destacarmos que o segundo módulo é seis vezes maior que o primeiro. Com a conclusão do 2º módulo, o Hospital-Escola oferecerá no total 220 leitos hospitalares via SUS, além de UTI e novos centros cirúrgicos”, lembrou Barba. “A conclusão do hospital irá duplicar a oferta de leitos hospitalares do SUS em São Carlos, possibilitando um salto de qualidade no atendimento à população”, completou Newton Lima.

O Hospital-Escola - O 1º módulo com 30 leitos foi inaugurado em 3 de novembro de 2007 e realiza atendimentos de urgência e emergência. O pronto-atendimento realiza exames de imagem (ultrassom e mamografia entre outros) e mantém o único Pronto-Atendimento Pediátrico 24 horas da cidade e região. Já o 2º módulo tem área física total de 22 mil m². Somente o Centro Cirúrgico e Obstétrico terá 6 mil m². No 2º módulo serão abrigados cinco centros cirúrgicos, centro obstétrico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), outros 190 leitos complementares, salas administrativas, além de centro de estudo e auditório.

Fonte:Ex-Libris Comunicação Integrada - Alexandre Milanetti