Formatura em comemoração ao Dia do Reservista

Divulgado em 12/12/2011 - 12:00 por portoferreirahoje

No dia 10 de dezembro, o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, de Pirassununga, recebeu a (AESCav) Associação dos Ex-Soldados de Cavalaria que prestigiaram a solenidade com um grande efetivo. O Evento contou com a presença de autoridades locais e familiares dos homenageados.

O Dia do Reservista é comemorado a fim de reavivar o espírito cívico-militar dos contingentes licenciados e militares da reserva das Forças Armadas.

Nos anos de 1915 e 1916, Olavo Bilac foi o grande propugnador do Serviço Militar ao empreender campanha nacional para divulgar os valores morais e cívicos para a juventude brasileira, valendo-se de seus poemas, discursos e da letra do Hino à Bandeira.

Dentro desse contexto, as Forças Armadas recebem milhares de jovens, anualmente, para completarem seus quadros e, em um esforço conjunto, adestrarem-se para as diversas hipóteses de emprego, levando em consideração as melhores aptidões e talentos dos cidadãos alistados para o Serviço Militar obrigatório.

Esses cidadãos, ao serem licenciados das Forças Armadas, tornam-se reservistas em condições de serem mobilizados ou convocados.De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil e a Lei do Serviço Militar, nenhum brasileiro exercerá plenamente sua cidadania caso não esteja em dia com as obrigações militares.

O 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado está recebendo os reservistas para que possam exercer entre os dias 9 a 16 de dezembro, o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).