Reunião define detalhes para implantação do SAMU em Porto Ferreira

Divulgado em 02/03/2012 - 07:00 por Porto Ferreira Hoje

Até provavelmente o mês de julho Porto Ferreira deverá contar com os serviços de um Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Após todo o processo de reivindicação e propostas de parcerias, na semana passada o prefeito Maurício Rasi coordenou reunião com as partes que deverão compor o projeto no município.

Os recursos para implantação do programa são do Governo Federal. Porém, uma parceria com a Base de Bombeiros de Porto Ferreira será firmada para que o serviço entre em funcionamento.

Os detalhes ficaram acertados em reunião da qual, além do prefeito, participaram o major Samuel Rebessi Penteado e o tenente Silmar da Silva Sendin, ambos do Corpo de Bombeiros de Piracicaba; o capitão Luís Henrique Nomelini, de São Carlos; o sargento José Wanderlei Pereira e o chefe da Seção de Bombeiros Municipais, Alceu Pereira de Silva, da Base de Porto Ferreira. Fábio de Sousa Lima, Dayene Biancardi, Lívia Bosqueti Santana representaram o Departamento de Saúde; Jorge Luis Berti, a Divisão de Fiscalização; e Haroldo Christensen, o Departamento de Governo, no qual os bombeiros municipais são vinculados.

Como é

Cada Unidade Móvel de Suporte Básico tem, além de material de consumo, que inclui medicações, no mínimo: rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil (ambu).
Atualmente o Samu está presente em todos os Estados brasileiros, com 157 Centrais de Regulação Médica, que abrangem 1.468 municípios. São mais de 110,55 milhões de pessoas que podem contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Em relação ao Serviço Móvel de Urgência e Emergência o governo federal entra com uma contrapartida mensal a municípios e Estados com projetos aprovados de Samu, bancando 50% do custeio mensal desses serviços.

No caso dos municípios de pequeno porte populacional ou que não possuam estrutura para implantar uma Central de Regulação Médica, estes poderão desenvolver projetos de regionalização em parceria com municípios que já possuam as Unidades instaladas.

Com isso, o que se pretende é atender as diretrizes de regionalização da atenção às urgências, mediante a adequação criteriosa da distribuição dos recursos assistenciais, conferindo solidez ao dimensionamento e à implantação de sistemas estaduais, regionais e municipais e suas respectivas redes de atenção. No caso de Porto Ferreira, a regulação será feita pela Central de São Carlos.

UPA

Pelo fato de o município estar com o projeto do Samu prestes a ser implantado, a boa notícia se completa com a liberação, provavelmente ainda para este ano, de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), programa também mantido pelo Governo Federal, com recursos do PAC 2 e parcerias com Estados e municípios.

A implantação do projeto custa R$ 1,5 milhão e é financiada pelo Governo Federal, sendo que para sua manutenção são disponibilizados, também pela União, R$ 100 mil ao mês para custeio de todo o seu funcionamento, que é de 24 horas.

Uma unidade dessas é classificada como um mini pronto-socorro.
Legenda da foto - (Em sentido horário, a partir do alto): prefeito Maurício Rasi, Alceu Pereira da Silva, sargento Wanderlei, tenente Sendin, major Penteado, Jorge Berti, capitão Nomelini, Haroldo Cristhensen, Lívia Bosqueti, Dayene Biancardi e Fábio Lima.

Fonte: AECI da Prefeitura Municipal