Pirassununga - Centro de Convenções apresenta Festival Charles Chaplin

Divulgado em 09/03/2012 - 11:43 por portoferreirahoje

Mais um final de semana começa com sessões de cinema no Centro de Convenções “Prof. Dr. Fausto Victorelli”. Desta sexta-feira (9) até domingo (11), a Secretaria de Cultura e Turismo vai promover o Festival Charles Chaplin, com entrada aberta a toda a população.

Serão exibidos os filmes “O Circo”, “O Grande Ditador” e “Tempos Modernos”. Haverá palestra de abertura sobre a vida e obra do Gênio do Cinema Mudo com o professor Fazzano, do Colégio Objetivo de Pirassununga. As sessões terão início às 20 horas.

Na noite de sexta-feira (9) será apresentado o filme “O Circo”, de 1928, com a direção do próprio Chaplin. A obra tem duração de 71 minutos conta a história de um vagabundo que acaba indo parar em um circo enquanto fugia da polícia, que o confundira com um ladrão de carteiras.

Ele sem querer acaba entrando no espetáculo e fazendo grande sucesso com o público, sendo logo contratado pelo dono, que irá se aproveitar dele. Ele ainda arranja tempo para se apaixonar pela acrobata, filha desse mesmo proprietário

No sábado (10), será a vez da exibição de “O Grande Ditador”, um clássico do cinema e uma das obras mais conhecidas de Chaplin. Foi lançado em 15 de outubro de 1940 e satiriza o nazismo, o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Foi o primeiro filme falado de Chaplin também. Na ocasião de seu lançamento, os Estados Unidos ainda não tinham entrado na Segunda Guerra Mundial.

No domingo (11), encerrando o festival entra em cartaz outro clássico, o filme “Tempos Modernos”, de 1936. Nesse filme, mais uma vez o seu famoso personagem "O Vagabundo" tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.