Poema escrito por alunos de escola ferreirense é destaque em livro de Ministério

Divulgado em 15/03/2012 - 16:20 por Porto Ferreira Hoje

Um texto coletivo escrito por estudantes do 4º ano A da Emef Professora Nadir Zadra Ribaldo se destacou no concurso nacional “Contadores de Histórias Encantadas”, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).

Os alunos escreveram coletivamente o poema “Nossa Querida Porto Ferreira”. O concurso teve a participação de mais de 9 mil textos, de mais de 3 mil escolas públicas. Ao final, 52 foram escolhidos e, dentre estes, o “Nossa Querida Porto Ferreira”, que compôs o livro lançado recentemente, com o título “Contadores de Histórias Encantadas”. O texto retrata em 25 linhas aspectos que determinaram o crescimento e o desenvolvimento da cidade através dos anos.

Todo o trabalho começou quando os alunos do 4º ano A, incentivados pela professora Neuci Tofulli, acreditaram num projeto simplesmente fantástico, que é o livro “Porto Ferreira da Saudade”, lançado no passado. Contando com o apoio da direção e da equipe da escola, além de um grupo de empresários que, igualmente aos alunos, acreditaram no projeto, participando do seu financiamento, é possível hoje ler e rever fatos, histórias, personagens e outros acontecimentos pitorescos que marcaram a evolução do município.

Depois do livro, veio a participação no concurso. “É um momento mágico. Faço questão de dividir esta alegria com todos, alunos, equipe, colaboradores e com quem acreditou na nossa proposta. É o nome da nossa cidade sendo levado para todo o Brasil em forma de poesia”, comenta otimista a professora Neuci Tofulli, idealizadora do projeto. “Contadores de Histórias Encantadas” foi elaborado de acordo com os princípios do Plano Nacional de Livro e Leitura.

Outras informações sobre o trabalho podem ser obtidas na própria escola, localizada à rua Celso Miranda Salgueiro s/n, Alto do Serra D’Água, ou pelo telefone (19) 3589 1390, inclusive para aquisição do livro, que também está disponível na banca A Cultural, no centro da cidade.

Fonte: AECI da Prefeitura Municipal