Agência Reguladora acompanha ações na área do saneamento básico

Divulgado em 03/05/2012 - 17:05 por Porto Ferreira Hoje

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Porto Ferreira – ARMPF tem acompanhado de perto todas as ações desenvolvidas pela empresa Foz do Brasil na área do saneamento básico de Porto Ferreira.

Além do acompanhamento diário, mensalmente são realizadas reuniões de fiscalização, onde é possível repassar item a item as metas estabelecidas no contrato assinado com a Prefeitura de Porto Ferreira. No mês passado foi realizada a sexta reunião.

O trabalho da Agência Reguladora é essencial para o cumprimento do contrato, além de ser exigido pela Lei Federal que estabeleceu diretrizes nacionais para o saneamento básico. “A Agência Reguladora defende os interesses da sociedade na medida em que exige e fiscaliza o cumprimento do contrato”, afirmou o Superintendente da Agência Gustavo Braga Colucci,

O Superintendente disse ainda que ele e toda a Agência Reguladora constantemente são cobrados pelo prefeito Maurício Rasi, no sentido do cumprimento de todas as metas contratuais.

Dentre os principais pontos de destaque estão os trabalhos realizados para diminuição do índice de perdas de água, regularidade no fornecimento de água, melhora na qualidade da água distribuída, e índice de eficiência no tratamento de esgoto da ETE Santa Rosa, ainda que limitado aos bairros Santa Rosa e Parque dos Laranjais.

Também é possível destacar os equipamentos de processo instalados na ETA Oswaldo da Cunha Leme, que monitoram a qualidade da água bruta segundo a segundo. Este equipamento é o que existe de mais moderno para utilização nos sistemas de água, permitindo automação e telegestão de todo o processo.
De acordo com o acompanhamento feito pela Agência Reguladora é possível afirmar que o índice de turbidez, que é a característica que reflete o grau de transparência da água, vem melhorando a cada mês, desde que a concessionária assumiu os sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto do município.

“A Foz implementou algumas mudanças na operação do sistema, como alteração do tipo de coagulante utilizado, instalação de bombas dosadoras, controles de dosagens, aquisição de novos equipamentos laboratoriais garantindo o cumprimento do novo Decreto do Ministério da Saúde, ainda mais rígido que o anterior. Em apenas seis meses foi possível verificar muitas melhorias nas instalações, na qualidade da água, nos processos que são controlados por meio de alta tecnologia, como o monitoramento online na ETA Oswaldo da Cunha Leme, a limpeza preventiva das redes coletoras de esgoto, e o tratamento de esgoto na ETE Santa Rosa II” completou Gustavo Braga Coluci.

Além do acompanhamento dos investimentos, a Agência garante que monitora eventuais reclamações de consumidores. A orientação é de que o consumidor que tiver alguma insatisfação com o serviço prestado procure o atendimento da Foz, na rua Nelson Pereira Lopes, 199 – Centro ou ligue para o telefone 0800 771 0001.

Caso o problema não seja resolvido, o consumidor poderá acionar a Agência Reguladora, devendo apresentar o número de protocolo fornecido pela Foz do Brasil. Gustavo garante que não tem registrado muitas reclamações. “As solicitações recebidas pela Agência são bastante pontuais. Temos percebido que a Foz tem trabalhado muito para satisfazer a população ferreirense, além de cumprir os prazos do contrato. Mas também sabemos que ainda há muitas metas a serem alcançadas, e nisso a Agência tem papel fundamental, pois estaremos sempre fiscalizando e buscando o melhor para nossa cidade”.

A Agência Reguladora está localizada na Rua Dona Balbina, nº 230, 3º andar, sala 33, Edifício Fratine, telefone 3585-7225.

Fonte: ARMPF