Foz do Brasil e Gás Brasiliano realizam treinamento de segurança

Divulgado em 03/05/2012 - 10:55 por Porto Ferreira Hoje

A Foz do Brasil, empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht, em conjunto com a Concessionária Gás Brasiliano, realizaram no mês passado um treinamento intensivo com os integrantes da equipe técnica da unidade Porto Ferreira. Os trabalhos aconteceram na sede da Concessionária de água e esgoto do Município. Também foram convidados a participar do treinamento os integrantes do Departamento de Obras e Serviços Municipais, os técnicos da Agência Reguladora de Serviços Municipais de Porto Ferreira, e os integrantes da empresa que presta serviços terceirizados à concessionária de gás, Elecnor do Brasil Ltda.

A utilização do gás natural, que apresenta diversas vantagens, como qualidade uniforme, eficiência, além de não poluir o meio ambiente, está em franca expansão, motivo pelo qual é preciso redobrar os cuidados na execução de serviços realizados no subsolo, onde se concentram redes de água e esgoto, galerias pluviais, redes de telefonia, além da tubulação de gás.

Embora o gás natural seja uma fonte de energia segura, uma vez que por ser mais leve que o ar, num eventual vazamento ele se dissipa facilmente, todos os envolvidos concordam que é preciso ter cuidado redobrado ao escavar em pontos onde existe a tubulação de gás. Firmada esta parceria, as empresas irão realizar treinamentos e atualizações constantemente, além da troca de informações e contatos mais estreitos uns com os outros.

“Desenvolvemos diversas melhorias na área de segurança da Unidade Porto Ferreira. Temos metas internas a cumprir para garantir a segurança de nossos colaboradores, mas também temos o dever de zelar pela segurança de nossos clientes. Nossos colegas da Gás Brasiliano aceitaram prontamente o convite para o treinamento, que deverá ocorrer regularmente, com melhorias e ampliações a cada nova etapa” afirmou Tiago Bruzasco, Técnico de Segurança do Trabalho da Foz do Brasil – Unidade Porto Ferreira.

Durante o treinamento, a equipe técnica da Gás Brasiliano apresentou vídeos sobre a instalação das tubulações, material utilizado, riscos e procedimentos em casos de acidente. Além disto, distribuíram adesivos com os contatos da Concessionária, que foram colados em toda a frota da Foz do Brasil. Contatos foram trocados para garantir uma comunicação rápida e precisa em caso de atividades programadas e/ou emergenciais nas redes de água e esgoto, bem como incidentes inesperados na rede de gás, caso ocorram.
“Consideramos de extrema importância esta parceria com a Foz do Brasil para que possamos apresentar nossos serviços de manutenção e atendimento de emergência, os materiais utilizados, nossos procedimentos de segurança, além da possibilidade de fornecermos todos os dados referentes à forma de construção das redes de aço e polietileno, bem como as documentações e projetos gerados para garantirmos a rastreabilidade do nosso processo. É um trabalho conjunto para diminuirmos os riscos e evitarmos acidentes” afirmou Marcelo Domingues do Amaral, Engenheiro de Operações da Gás Brasiliano.

No fim do treinamento, a Concessionária Gás Brasiliano ainda apresentou sua unidade móvel de emergência com todos os equipamentos necessários utilizados em caso de acidentes na rede de gás. O número do telefone para acionar a empresa, caso aconteça perfuração da tubulação de gás, ou qualquer outra atividade na rede de água e esgoto, próxima à tubulação de gás natural, onde é exigido o acompanhamento da equipe técnica é o 0800 773 6099. A ligação é gratuita, e funciona 24 horas por dia, de segunda à segunda.

Fonte: Foz do Brasil