Agrotóxicos continuam matando abelhas

Divulgado em 26/05/2012 - 07:15 por Porto Ferreira Hoje

Apicultores de Gavião Peixoto tiveram a suspeita confirmada: Inseticidas usados na agricultura causaram o extermínio das colméias.

Notícias de perda de colméias se tornaram comuns aqui no interior de São Paulo, lugar onde se pratica uma agricultura intensiva com o uso de agrotóxicos, muitas vezes utilizados de forma indiscriminada.

O alerta é dado pelo biólogo Osmar Malaspina, pesquisador do Centro de Estudos de Insetos Sociais do Departamento de Biologia da UNESP de Rio Claro.

Segundo outro laudo, entre Brotas e Boa Esperança do Sul, 700 colméias perderam abelhas por excesso de inseticidas. O número chega a 3.300 colméias em outras regiões do estado de São Paulo. Este número foi baseado no relato de apicultores de dez municípios.

O Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) advertiu que teremos efeito negativo sobre a produção de alimentos, pois as abelhas são as principais responsáveis pela polinização das flores.

Caso persista esta situação muitos apicultores profissionais mudarão para outras regiões ou trocarão de atividade, pois até o momento, não estão recebendo indenizações ou qualquer tipo de amparo financeiro que compense os danos sofridos.

Fontes:
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/ambiente/2011/03/onu-ve-morte-de-abelhas-por-agrotoxico-como-risco-para-alimentacao

http://www.noticiasdocampo.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=4913

http://g1.globo.com/sp/araraquara-regiao/noticia/2012/05/agrotoxico-causou-morte-de-abelhas-em-gaviao-peixoto-sp-aponta-laudo.html