Morcegos saqueiam alimentador de beija-flores durante a noite

Divulgado em 20/08/2012 - 09:30 por Biól. Ernesto Pedro Dickfeldt

Apesar da rapidez do vôo destes animais, um internauta de Porto Ferreira, conseguiu registrar várias imagens de morcegos se aproximando de um alimentador de beija-flores, durante a noite.

Os morcegos se adaptaram com sucesso para buscar alimento ao anoitecer, com uma grande vantagem: não têm as aves como competidoras.

Para compensar a deficiência visual noturna, os morcegos desenvolveram uma eficiente forma de localizar presas e obstáculos através da ecolocalização. Podemos dizer que são verdadeiros “radares vivos”.

Morcegos que se alimentam de néctar como estes da imagem, fazem parte de cerca de 170 espécies que ocorrem no Brasil.

Outras espécies se alimentam principalmente de frutos e insetos. Os morcegos frugívoros possuem grande importância ecológica numa floresta, pois são importantes dispersores de sementes e frutos de algumas espécies vegetais.
Os morcegos insetívoros são importantes controladores de pragas agrícolas, pois caçam os insetos em pleno vôo durante a noite.

Apenas três espécies se alimentam de sangue, ou seja, são hematófagos e causam grande preocupação, pois transmitem o vírus da raiva ao homem e animais domésticos.

Estes animais de aparência esquisita também trazem incômodo para muitas pessoas quando deixam suas fezes e restos de frutos que trazem próximo às casas.

Para evitar que estes animais se abriguem nas residências, os moradores devem obstruir os locais de passagens como vãos do telhado, forro, cumeeiras e outros, além de uma boa iluminação ao redor da casa.

Com exceção para as espécies hematófagas, todas as demais são protegidas por lei e não podem ser exterminadas por pertencerem à fauna silvestre.