Porto Ferreira Hoje

Prefeita solicita desde 2012 asfaltamento de trecho de vicinal

Divulgado em 01/08/2013 - 15:40 por Porto Ferreira Hoje

Mesmo antes de ser eleita prefeita, Renata Braga já se preocupava com a situação do acesso ao Parque Residencial José Gomes, que nesta sexta-feira (02/08) será palco da inauguração oficial da nova escola do Sesi.

Em 2012, Renata entrou em contato com o deputado estadual Fernando Capez (PSDB), para que enviasse solicitação junto ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para o asfaltamento de 4,5 quilômetros da estrada vicinal SP-328 (estrada velha Porto Ferreira/Pirassunga), do Jardim Jandyra até a entrada da estrada municipal PFR 276.

O parlamentar encaminhou o ofício à Superintendência do DER, que em agosto de 2012 respondeu que tal obra de pavimentação não se encontrava inserida no Plano Pluri Anual (PPA), ficando anotada pela Diretoria de Planejamento.
Ao tomar posse como prefeita, Renata Braga determinou no início deste ano providências aos setores competentes para que um novo pedido fosse encaminhado ao DER, solicitando com urgência obras de pavimentação naquele trecho.

O novo ofício foi protocolado em 17 de abril e constava o pedido de asfaltamento de 3 quilômetros lineares naquela rodovia sob a responsabilidade do DER. Como justificativa, foi apresentado que o citado trecho faz a ligação entre o bairro Jardim Jandyra e a futura Avenida Perimetral “SUL”, que comporá o Anel Viário já devidamente previsto no Plano Diretor e que será gradativamente implantado na atual Administração.

A nova escola do Sesi também foi citada na justificativa. “Fundamento o pedido na necessidade de criarmos uma interligação pavimentada que dê acesso à nova escola do Sesi recentemente edificada no Jardim José Gomes, demandando que os arredores estejam dentro da mais condigna e moderna infraestrutura, nos padrões de saúde pública e conforto para alunos, familiares e, extensivamente, a todos os moradores e transeuntes”, diz o ofício da prefeita Renata Braga.

O documento ainda enfatiza o ponto de vista de desenvolvimento socioeconômico, porque o trecho atenderia especialmente ao plano de expansão da cidade e viabiliza o anel viário com trecho inicial na rodovia Anhanguera, facilitando concretizar os projetos residenciais, comerciais e industriais no elo do perímetro urbano existente entre as duas estradas.
Apesar de a Administração Municipal ainda não ter recebido um retorno oficial do DER sobre o pedido, o diretor de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Dori Américo, recebeu informações de que a solicitação foi tratada com prioridade pelo órgão estadual.

“Pelo que fomos informados, deverá ser lançado em breve um edital para o projeto da obra. Depois disto será feita outra licitação, para a obra efetiva da pavimentação. Acredito que até os primeiros meses de 2014 o acesso daquele trecho receba o asfalto”, comentou Dori.

“A preocupação com o acesso àquela região da cidade já tínhamos antes de tomarmos posse. Além do pedido ao DER para asfaltar um trecho da SP-328, também aguardamos os trâmites do pedido feito à deputada federal Aline Correa para um acesso entre o Residencial José Gomes e a região do Jardim Santa Rosa, com a construção de uma ponte. Estamos efetivamente trabalhando para solucionarmos a questão o mais rápido possível”, disse Renata Braga.

Fonte: AC

Veja mais