Brigada de Emergência da Mar-Girius realiza treinamento simulado

Divulgado em 07/02/2014 - 08:32 por Porto Ferreira Hoje

A empresa Mar-Girius Continental ICE Ltda., mantém uma Brigada de Emergências, onde o objetivo é estar sempre de prontidão para atender a situações de emergências como princípios de incêndios, atendimento de primeiros socorros a vítimas, acidentes químicos, entre outras situações, que podem ocorrer dentro da empresa, ou até mesmo na sua vida pessoal, pois acidentes podem ocorrer em todos os lugares e o Brigadista se torna uma pessoa preparada para estas situações.

Mas para que esse projeto funcione, a empresa possui um grupo de funcionários voluntários, prestativos, corajosos, comprometidos com a empresa e com seus colegas de trabalho, pois o principal objetivo de um Brigadista é estar preparado para salvar vidas e o patrimônio da empresa.

Na Mar-Girius a Brigada teve início no ano de 1987, à 26 anos, atualmente a empresa conta com 97 brigadistas, distribuídos nas três unidades da empresa e nos diversos turnos de trabalho, que são treinados periodicamente tornando todos habilitados para os atendimentos necessários.

Atendendo a IT 17/2011 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, e pensando na segurança de seus funcionários, instalações da empresa e vizinhança, a Mar-Girius realizou no dia 20 de dezembro de 2013, no período da tarde, um treinamento simulado de abandono com todos os funcionários da empresa, e contou com apoio da Policia Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Para evitar tumulto nas imediações da empresa, a Mar-Girius comunicou com antecedência toda a vizinha, solicitou para que cada funcionário comunicasse seus familiares, para evitar, comentários que pudessem gerar pânico pelo desconhecimento do treinamento simulado.

Cada detalhe foi planejado para que ocorressem os menores erros possíveis e para que o treinamento ficasse o mais próximo da realidade. Todas as sirenes soaram às 15 horas, a Av. Prof. Henrique M. Fonseca Jr. foi imediatamente fechada ao trânsito normal de veículos e pessoas, dando inicio ao treinamento, todos os funcionários presentes na empresa naquele momento, foram evacuados de forma ordenada e segura até o Ponto de Encontro no pátio externo da empresa, seguindo as orientações dos Brigadistas de cada setor.

Após a evacuação de todos os funcionários da empresa (aproximadamente 800 pessoas), iniciaram-se os procedimentos de conferência dos funcionários no pátio e o resgate de vítimas que haviam ficado nos setores, além do combate a incêndio dentro do prédio da empresa, tudo preparado pela coordenação da Brigada da empresa, para o treinamento simulando situações reais.

O treinamento total durou aproximadamente 30 minutos, envolvendo toda empresa, e o resultado foi considerado ótimo, a evacuação de todos os funcionários foi realizada de forma organizada, segura e eficiente, em 5 minutos todos os 800 funcionários foram retirados da empresa para uma área segura, as equipes de resgate localizaram as vítimas (simulação) e deram todos os atendimentos, seguindo os procedimentos de primeiros socorros, e a equipe de combate a incêndio realizou o exercício com hidrantes da empresa.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil acompanharam de perto todo o treinamento inclusive dentro das instalações da empresa, e a avaliação final foi que o treinamento foi muito bem realizado, com sucesso em sua realização.

No dia 01/02/2014 (sábado), a Coordenação da Brigada da empresa, realizou um encontro com todos os Brigadistas para apresentar o resultado do treinamento simulado, com pontos a melhorar e ações bem sucedidas, imagens com fotos e vídeos gravados do simulado onde os Brigadistas puderam avaliar como foi desempenhado o treinamento simulado de abandono. Em seguida foi realizada uma confraternização merecida entre todos os Brigadistas, reforçando ainda mais o espírito de equipe e amizade entre estas pessoas, fator determinante para o sucesso deste trabalho.

A empresa Mar-Girius, parabeniza todos seus funcionários Brigadistas por este trabalho, agradece ao apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, e destaca que todos estes investimentos na segurança das pessoas e do patrimônio, são realizados sempre pensando que a prevenção é o melhor caminho.

A Brigada de Emergência da empresa continua com seus treinamentos periódicos, que envolvem primeiros socorros, combate a incêndio, emergência química, resgate e evacuação, entre outros assuntos abordados durante o ano todo.

O respeito a vida sempre em primeiro lugar, com pessoas preparadas e equipamentos adequados o sucesso é certeiro.