Foz apresenta os projetos de ampliação do sistema de esgotamento sanitário à CETESB

Divulgado em 11/04/2014 - 13:30 por Porto Ferreira Hoje

Com o objetivo de aumentar o tratamento de esgoto em Porto Ferreira, a Foz, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, protocolou o pedido para obtenção da licença ambiental na CETESB, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão do Governo do Estado de São Paulo, para dar continuidade a importantes obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade.

Os projetos apresentados a CETESB contemplam obras no sistema de coleta, transporte e tratamento de esgoto sanitário. Os técnicos da concessionária se empenharam para buscar as melhores alternativas e melhores tecnologias de modo a garantir o cumprimento da legislação vigente.

No sistema de coleta e transporte de esgoto sanitário serão executados dois interceptores que coletarão, por gravidade, o esgoto proveniente da região central e das bacias localizadas a margem esquerda do Ribeirão Santa Rosa. O interceptor Santa Rosa margem esquerda receberá o esgoto das bacias localizadas na margem esquerda do ribeirão e os encaminhará até a Estação Elevatória de Esgoto Vila Sybilla. A esse interceptor será interligado o Interceptor Centro, a ser implantado, e o Interceptor ZL-2, já existente. O esgoto após chegar a EEE Vila Sybilla, a ser construída, será encaminhado por bombeamento até o novo interceptor Fepasa. O interceptor Fepasa, ainda a ser implantado, receberá a maior parte do esgoto gerado na cidade e o encaminhará por gravidade à ETE Fazendinha para tratamento. Para ETE Fazendinha, os projetos previstos contemplam a ampliação da capacidade de tratamento que passará de 40L/s para 105L/s.

A autorização da CETESB para a implantação dos interceptores e ampliação da ETE Fazendinha é fundamental para que concessionária possa executar as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário.

Após assumir a responsabilidade pelo esgotamento sanitário em 2011, a Foz atingiu a marca de 96% de coleta do esgoto produzido na zona urbana do município. Além do afastamento correto, a companhia investiu também na capacidade de tratamento dos efluentes coletados. Inicialmente, Porto Ferreira tratava apenas 4% do esgoto, índice que hoje já alcança 20%.
Para promover as melhorias no saneamento de Porto Ferreira, a concessionária já investiu na ampliação da capacidade de tratamento das Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) Santa Rosa e Fazendinha.
Também foram implantados interceptores para encaminhar o esgoto à estação, além de planejar a instalação de novas estações elevatórias.

Por conta destes novos investimentos, os moradores devem acompanhar uma série de obras nas ruas da cidade nos próximos meses. Porém quando da sua implantação os locais serão previamente informados, buscando reduzir ao máximo os transtornos a comunidade ferreirense.