Morador precisa garantir acesso ao hidrômetro

Divulgado em 18/07/2014 - 13:45 por Porto Ferreira Hoje

Todo imóvel abastecido com água potável pela rede pública possui um hidrômetro, que é responsável por registrar o consumo realizado no local. A partir dos dados marcados pelo aparelho, um agente comercial emite a fatura do serviço prestado. Aos moradores cabe assegurar o acesso ao equipamento instalado em suas residências.

Em alguns casos, os hidrômetros são instalados dentro da casa, sendo necessária a presença de algum responsável para autorizar a entrada do agente comercial. Caso isso não ocorra, a concessionária emite uma fatura com valores baseados na média de consumo dos últimos meses. Após três tentativas de leitura sem sucesso, o morador é notificado para facilitar o acesso ao aparelho. Caso as providências necessárias não sejam tomadas até a leitura do mês seguinte, o fornecimento ao imóvel pode ser cortado.

“O acesso ao hidrômetro é um beneficio para o cliente, que tem a garantia da cobrança exata referente ao seu consumo.” Destaca Natália Pedroso, responsável pela área Comercial da Odebrecht Ambiental unidade Porto Ferreira. “É importante lembrar que todos os profissionais da empresa sempre estão devidamente uniformizados e portando crachá de identificação.” ressalta Natália.

O cliente que tiver qualquer dúvida poderá comparecer ao SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, localizado na Rua Nelson Pereira Lopes, 199, ou ligar para o telefone 0800-771-0001.

Cuidados com o hidrômetro

Ao ser instalado, o hidrômetro está calibrado e em perfeitas condições de uso. Para conservar o equipamento, o proprietário deve ter alguns cuidados, como manter o local limpo e conservado; evitar que crianças, animais ou outras pessoas mexam no aparelho; não colocar sacos de lixo sobre o hidrômetro; e manter os lacres intactos. É importante lembrar que a violação ou adulteração do hidrômetro é ilegal e implica em sanções previstas em lei municipal.