Piloto brasileiro garante boa pontuação no Mundial de Balonismo

Divulgado em 22/07/2014 - 19:57 por Porto Ferreira Hoje

O piloto brasileiro Lupércio Lima, alcançou a 3ª colocação no 21º Mundial de Balonismo que está sendo realizado em Rio Claro, interior de São Paulo.

A competição tem pontuação do tipo cumulativa e desde seu início, no domingo passado (20), Lupércio Lima tem tido bom desempenho, ficando sempre entre os cinco melhores colocados.

Até o final das provas da manhã de terça-feira (22), em 1º lugar estava o suíço Stefan Zeberli e em segundo Uwe Schneider.

O resultado das provas é sempre divulgado após a chegada de todos os pilotos ao Centro de Competição, montado na Faculdade Anhanguera, após as 19h30 de cada dia de competição.

O interesse pelo 21º Mundial de Balonismo tem sido cada vez maior. Na segunda-feira (21) e na terça-feira (22), aproximadamente cinco mil pessoas foram até o aeroclube de Rio Claro, de acordo com a Defesa Civil, para ver a decolagem dos balões.

Outras milhares de pessoas viram a movimentação sem sair de casa ou do local de trabalho. Nas ruas da cidade o trânsito ficou lento quando os balões estavam no céu.

“Esta movimentação e interesse do público mostram que fizemos a escolha certa quando decidimos colocar o município à disposição da CBB [Confederação Brasileira de Balonismo] para realizar o Mundial”, afirma o prefeito Du Altimari.

Com quase 200 mil habitantes, Rio Claro já ganhou tradição no balonismo.
No passado recente, a cidade sediou campeonatos nacionais e ibero-americano. “Aqui tem um clima muito bom, um céu maravilhoso e muita condição de aterrissagem”, avalia Leonel Brites, representante da Federação de Aerodesporto Internacional (FAI) no Brasil.

A prefeitura está investindo R$ 300 mil no evento, que tem um custo estimado em quase R$ 2 milhões. “O restante vem do governo federal”, informa Japyr Pimentel Porto, secretário municipal de Economia e Finanças.
“Com certeza o dinheiro que vai entrar na cidade durante o Mundial será uma quantia bem maior do a que investimos”, avalia Japyr.

A estimativa é de que 30 mil pessoas tenham passado pela cidade até domingo (27), último dia das atividades. “A geração de mídia espontânea, inclusive na grande imprensa, em função do Mundial de Balonismo, está garantindo excelente marketing para a cidade”, observa Tássia Espego, diretora de Comunicação da Prefeitura.

O público também aprova a iniciativa. “Trouxe benefício para a cidade que ficou mais conhecida positivamente lá fora; hoje mesmo um amigo me ligou de São Paulo para saber detalhes do campeonato”, relata Sebastião Moraes. Dona Ana Elisa Fabris Duarte acha que “a cidade fica mais alegre, mais cheia de vida”. Com os filhos pequenos em férias, Ana Elisa já decidiu que vai ver o balonismo todos os dias.

Manoel Henrique Siqueira, morador em Guarulhos, ficou sabendo do Mundial e não teve dúvida: reuniu a mulher e o filho mais novo e seguiu para Rio Claro. Depois de ver a decolagem dos 60 balões no aeroclube, deu sua opinião. “Achei um espetáculo incrível, nunca tinha visto de perto, é muito bonito. Estou aqui admirando tudo e até já aprendi que aqueles balões mais arredondados não são de competição, são apenas para passeio”.

No final de semana, quando tiveram início as provas do Mundial, vários ônibus de turismo estiveram em Rio Claro especialmente para o evento. Carros com placas de São Paulo, Piracicaba, Limeira, Araras, Itatiba, Campinas e muitas cidades paulistas também estavam na cidade.