Grafiteiro de São Paulo fará obra de arte no antigo matadouro neste sábado (02/08)

Divulgado em 01/08/2014 - 15:00 por Porto Ferreira Hoje

O Departamento de Cultura e Turismo de Porto Ferreira, por intermédio do chefe da Seção de Cultura, Renan Arnoni, conseguiu trazer para Porto Ferreira um dos principais grafiteiros de São Paulo, a fim de estilizar com a técnica do “grafite” a fachada do antigo prédio do matadouro.

Denominado “Feik”, o artista da capital gosta de desenhar vermes coloridos; criaturas surreais que habitam paredes e ruínas da cidade paulistana. Os vermes são uma metáfora do grafite, que se espalha feito epidemia pelas ruas. “Mesmo com um trabalho difícil de entrar em contextualizações históricas, sua arte pode ser comparada às críticas morais por Bosh à sociedade e ao jogo de ilusão de Escher” (Leilão Espaço Arte e Leilões janeiro de 2013 – 18/02/2013).

O projeto Verde É Vida, que ocupava aquele espaço, migrou para o Parque Ecológico Henriqueta Libertucci e o Departamento de Cultura e Turismo assumiu o local. Desde o final do ano passado o grupo de hip hop Project Street Crew, formado por jovens ferreirenses, que outrora utilizava a área externa do Museu, assumiu o espaço, zelando pela manutenção do local. Futuramente, a ONG Nós Somos Capazes, voltada para atividades com jovens que possuem síndrome de down, também utilizará o espaço para ensaios e atividades laborais.

A ideia de trazer um grafiteiro renomado é diferenciar a arte do grafite da pichação. O grafite é uma manifestação artística surgida na década de 1970 em Nova Iorque. Ocupa, em geral, espaços públicos, refletindo a realidade das ruas e vinculado a diversas manifestações culturais, entre elas a cultura do hip hop. Os materiais utilizados pelos grafiteiros variam do spray ao látex.

“Precisamos dar espaço para as culturas das periferias. Não existe um padrão cultural, um modelo a ser seguido, e o Poder Público deve zelar pela diversidade cultural”, esclarece Renan Arnoni. Vale salientar que o trabalho não utilizará recursos públicos, contando com o auxílio financeiro de apoiadores culturais que compreendem a importância do projeto.

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do Feik, é só acessar o endereço eletrônico:
http://www.hypeness.com.br/2012/09/o-graffiti-do-brasileiro-feik

Fonte: AC