Santa Rita: pelo Meio Ambiente, Feira da Barganha acontece neste sábado na Praça do Rosário

Divulgado em 01/08/2014 - 09:00 por Porto Ferreira Hoje

Trocar um objeto que você não usa mais, por outro de maior interesse, pode trazer vantagens não apenas às pessoas, mas especialmente ao Meio Ambiente. Essa é uma das propostas da 1ª Feira da Barganha, que acontece neste sábado, dia 2, a partir da 8 horas da Manhã, na Praça do Rosário.

Promovido pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, o evento acontece junto a Feira do Produtor Rural, realizada no local todos os finais de semana.

Na praça será montado um espaço para a troca de objetos usados, mas que ainda estão em condições de uso, evitando que sejam descartados na natureza. Qualquer objeto pode ser trocado, CDs, aparelhos eletrônicos, roupas, calçados, livros, brinquedos, móveis usados, entre outros. As trocas serão livres, entre os participantes, que devem levar os produtos que serão oferecidos para as barganhas.

Além de promover a reutilização de materiais ou a destinação correta de objetos que não tenham mais utilidade, a Feira da Barganha também tem como objetivo incentivar a participação da população na Feira do Produtor.
Esta é mais uma ação do Departamento de Meio ambiente, em busca da destinação correta de material inutilizado. No início de junho, foi promovido o recolhimento de lixo eletrônico na cidade, através de parceria com iniciativa privada.

Com as ações, Santa Rita marca pontos no programa Município Verde e Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que tem como objetivo gerar eficiência na gestão ambiental nas cidades paulistas.

INTEGRAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS PROMOVEU EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO JEQUITIBÁI

Uma manhã em contato com a natureza, promovendo saúde, bem estar e, especialmente, respeito ao meio ambiente. Assim foi a Integração Intermunicipal para Educação Ambiental, promovida na última terça-feira, dia 29, no Parque Estadual Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro.

O local escolhido não poderia ter sido melhor, pois a reserva abriga o jequitibá rosa Patriarca, árvore com mais de 3 mil anos de idade, que simboliza o Brasil.

Promovido em conjunto pelos departamentos de Agricultura e Meio Ambiente e Esportes, Cultura e Lazer, da Prefeitura Municipal, o evento contou com a participação de grupos de terceira idade de Santa Rita e Tambaú.

Integrantes do grupo De Bem Com a Vida, de Tambaú, e do Grupo de Ginástica e Dança da Terceira Idade do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer, de Santa Rita, participaram de atividades educativas e físicas, coordenadas pela Professora Leila.

No final, os participantes trocaram presentes entre si. Os tambauenses presentearam os santa-ritenses com objetos feitos de material reciclado, mostrando respeito ao meio ambiente. O grupo local, retribuiu presenteando os visitantes com mudas de árvores nativas da região.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro.