Onça parda é capturada em Porto Ferreira

Divulgado em 15/08/2014 - 15:10 por Biól. Ernesto Pedro Dickfeldt

Hoje (15.08.2014), uma onça parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, movimentou o bairro José Gomes, em Porto Ferreira-SP.

Segundo informações de moradores, a presença do grande felino foi percebida por volta das 7h00, quando estava refugiada no alto de uma árvore conhecida popularmente como farinha-seca, a aproximadamente 7 metros de altura.

O animal apresentava alguns ferimentos, e a hipótese mais provável é que tenha sido atacado por cães.

No local se encontravam o Corpo de Bombeiros, policiamento ambiental de Santa Rita do Passa Quatro, Guarda Municipal, membros da ONG Mata Ciliar da Cidade de Jundiaí, imprensa local e regional, além de dezenas de curiosos e interessados em registrar as imagens do animal.

O animal resistiu por um bom tempo antes de ser capturado, mesmo com várias doses de tranquilizantes disparados com dardos.

Passava das 13h00 quando o animal, com os músculos frouxos não conseguiu se sustentar nos galhos da árvore, deslizou lentamente e caiu sobre a rede amparada pela equipe de resgate.

Segundo os profissionais que participaram da captura, trata-se de um macho adulto, com ferimentos na área do pescoço e pata dianteira, mas o seu estado era bom.

Após ser colocada numa caixa para transporte, a onça seguiu para Jundiaí, onde receberá os cuidados e tratamento para a sua recuperação. Posteriormente vai ser devolvida ao seu habitat.

Apesar de a onça parda ser considerada um animal ameaçado de extinção (categoria vulnerável), ela têm aparecido com relativa frequência nas cidades da região.

As Unidades de Conservação como o Parque Estadual de Porto Ferreira, Vassununga em Santa Rita do Passa Quatro, Estação Ecológica do Jataí em Luiz Antonio e vários fragmentos de vegetação natural, têm permitido a reprodução e circulação desses animais. Os estudos apontam que as onças pardas precisam de uma área para viver, que varia de 69,9 até 248 Km², e que muitas vezes ultrapassam os limites das unidades de conservação. Esses fatores podem explicar a aproximação desses animais das áreas urbanas.

Outras imagens da captura do animal foram disponibilizadas na estação "fotos" do site, que também podem ser acessadas clicando no link abaixo:

http://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2014/08/15/cenas-de-captura-de-onca-parda-em-porto-ferreira-sp/

Reportagem, com imagens e edição de Osni Martins, para a TV Mix Regional, postada no YouTube, pode ser pode ser conferida acessando o link:

https://www.youtube.com/watch?v=ZKWpChuz8Rg&list=UUBsYxgaXDAs5BVL-B_Kjl1Q

Crédito das fotos: José Guilherme Dickfeldt