Prefeita participa de reunião que discute crise financeira dos municípios

Divulgado em 21/08/2014 - 19:00 por Porto Ferreira Hoje

Renata Braga fará parte de comitiva que vai a Brasília entregar carta com pedido de “socorro”
Na última segunda-feira (18/08) a prefeita Renata Braga e a diretora do Departamento de Finanças, Maria Aparecida Assis Mantovani, estiveram numa reunião de prefeitos paulistas em Araraquara. Na oportunidade, foi redigida uma carta aberta que expõe a crise dos municípios e um pedido de “socorro” às esferas federal e estadual.

Os municípios reivindicam maiores repasses. Pedem uma 14ª parcela do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) pela União ainda este ano e uma complementação pelo Estado de mais uma parcela do ICMS, calculada pela média anual. Querem também que os deputados federais aprovem uma proposta de emenda constitucional (PEC), já votada pelo Senado, que aumenta em 1º os repasses do FPM.

“A cada ano as responsabilidades aumentam, a demanda por serviços aumenta, principalmente na área da saúde, mas os repasses não crescem da mesma forma. Pelo contrário, os valores estão caindo, o que nos coloca numa situação crítica”, disse a prefeita.

Ainda no encontro de segunda-feira, Renata Braga foi convidada para fazer parte de uma comitiva de prefeitos da região que irá a Brasília na próxima terça-feira (26/08) levar estas reivindicações diretamente aos representantes do Governo Federal.

Grandes cidades da região, como Araraquara e São Carlos, estão passando por uma crise e já adotaram medidas. Na primeira, o prefeito Marcelo Barbieri anunciou recentemente a exoneração de 83 servidores comissionados e o remanejamento de outros 21, que passarão a ter remuneração menor. Também haverá devolução de diversos imóveis e de veículos alugados, o remanejamento e a integração de secretarias, a diminuição do pagamento de horas extras e a economia nas contas de telefonia celular e energia elétrica. Em São Carlos, o prefeito Paulo Altomani exonerou 70 cargos comissionados, entre outras medidas, como o fim de horas extras.

Fonte: AC