Datas ambientais do mês de setembro - 1ª parte

Divulgado em 01/09/2014 - 21:00 por Porto Ferreira Hoje

A iniciativa de divulgação de datas ambientais é do Parque Estadual de Porto Ferreira, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a temática ambiental, buscando o apoio à conservação da natureza.

DIA 03 DE SETEMBRO - DIA DO BIÓLOGO

Histórico

A data relembra a regulamentação da profissão no Brasil, através da lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, sendo considerada campo específico da ciência desde 1802.

Definição

O biólogo é aquele que está envolvido diretamente com o estudo e a pesquisa das áreas de conhecimento da biologia. Além de estudar os organismos vivos, é função do biólogo pesquisar sobre a origem dos seres e suas funções, as espécies existentes, ou seja, analisar os seres em seus vários níveis de organização.

Características e Importância

Biologia – do grego “bios” significa vida, e “logos”, conhecimento – tem em campos como anatomia, biofísica, bioquímica, botânica, fisiologia, ecologia, farmacologia, genética, imunologia, microbiologia, morfologia, parasitologia e zoologia suas principais áreas de estudo.

O profissional pode atuar em diversas áreas, como em laboratórios de pesquisa, laboratórios de biologia clínica ou mesmo em pesquisa de campo. Na indústria, o biólogo é encarregado da fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, entre outros.

Já o biólogo que trabalha com genética e biotecnologia, estuda organismos em laboratório realizando exames para verificar doenças genéticas. O biólogo pode escolher entre pelo menos 50 áreas de atuação, dependendo de sua formação.

Os biólogos também são de suma importância para o entendimento e preservação do meio ambiente. Para a manutenção do equilíbrio ecológico no planeta, eles atuam na elaboração de estratégias.

O exercício da profissão de biólogo impõe dupla habilitação, sendo a primeira a técnico-científica, que consiste na obtenção do diploma da área, fornecido pela autoridade educacional e pelo currículo efetivamente realizado através da graduação em nível superior nu curso de Biologia; e a habilitação, a legal, que se dá a partir do registro do profissional no órgão competente para a fiscalização de seu exercício – no caso, o Conselho Regional de Biologia de sua jurisdição.

Cada vez mais esta profissão se faz importante, já que enfrentamos na atualidade sérios problemas ambientais como, por exemplo, extinção de espécies, desmatamentos e o aumento da temperatura no planeta (aquecimento global).

Em conjunto com cientistas de áreas relacionadas (ecologistas, botânicos, zoólogos, climatologistas, etc.), o biólogo pode cooperar de forma essencial na construção de um caminho que amplie cada vez mais a qualidade de vida em nosso planeta.

DIA 05 DE SETEMBRO – DIA DA AMAZÔNIA

Histórico

A data escolhida faz referência ao dia 5 de setembro de 1850, quando D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).

Características e Importância

Além dos estados brasileiros, a dimensão da floresta amazônica abrange o Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, área do Mato Grosso, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.

A área da floresta representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro. Com extensão de sete milhões de quilômetros, concebe um quinto das águas doces do mundo, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta. Os principais rios que formam a bacia são, além do Amazonas, os seus afluentes: Negro, Trombetas e Japurá – à esquerda; e Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá à margem direita.

A Amazônia é a maior reserva natural do planeta e proporciona o equilíbrio ambiental do mundo.

Sua biodiversidade é muito ampla, com espécies animais, vegetais e minerais que formam um ecossistema auto-sustentável. Em suas riquezas, pesquisas calculam que existam cerca de cinco milhões de espécies de plantas, mil e cem espécies de aves; duzentas e cinqüenta, de mamíferos; e duas mil, de peixes.

A vegetação da Amazônia é composta por três tipos de matas: a de igapó, de solo inundado; a de várzea, com inundações somente em algumas épocas do ano; e a de terra firme, com solo seco e árvores que alcançam 65 metros.

O clima da região é quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo.
Uma das espécies vegetais mais importantes da região é a seringueira, em razão da extração da matéria prima para a produção da borracha, o látex, que é até hoje uma das principais extrações feitas, juntamente com a castanha-do-pará e do guaraná.

Inúmeras espécies vegetais podem ser aproveitadas por indústrias de fabricação de medicamentos e cosméticos, aumentando a economia produtiva do país.

A EMBRAPA – empresa brasileira de pesquisa agropecuária - iniciou um trabalho em 1990 sobre recursos genéticos e a biotecnologia, a fim de organizar a distribuição da heterogeneidade das espécies vegetais da região. Foram levantadas mais de 3.500 espécies, sendo classificadas em gênero e família.

Consequências e Ações de Conservação

Hoje em dia, os problemas mais sérios que a Amazônia vem sofrendo são os desmatamentos de suas árvores para o contrabando de madeiras; a caça e a pesca, predatórias, que tem causado a extinção de várias espécies animais; e as disputas de terra.

Pessoas influentes da televisão têm lutado para a preservação da floresta amazônica, através da coleta de assinaturas para que seja feita modificação na Constituição Federal do país. Com tantas riquezas, a Amazônia tornou-se interesse de grandes potências do mundo. A Amazônia pertence ao território brasileiro e não podemos deixar que outras nações retirem o que é nosso.

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_amazonia.htm

http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-amazonia.htm

DIA 09 DE SETEMBRO – DIA DO VETERINÁRIO

Histórico

Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário. Mas escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910.

Características e Importância
.
Com as transformações econômicas e sociais, ocorridas ao longo de décadas, como o crescente número de animais de companhia e de produção, o médico veterinário se tornou um profissional que atua em variadas áreas. Entre elas, se salientam o atendimento clínico, cirúrgico e reprodutivo de pequenos e grandes animais. O médico veterinário também pode trabalhar na área da educação, no controle de saúde de rebanhos ou fiscalizar empresas que vendem ou reproduzem animais.

As novas determinações do mercado de trabalho abriram outros campos, como as indústrias de produção de alimentos, vacinas, rações, vitaminas e medicamentos e o melhoramento genético dos animais. São ainda funções do médico veterinário o manejo e conservação de espécies, a reprodução e conservação em cativeiro de animais silvestres, para implementar projetos em reservas naturais.

A graduação em medicina veterinária dura, em média, cinco anos, com os dois primeiros anos tratando das disciplinas básicas tais como anatomia, microbiologia, genética, matemática, estatística, além de nutrição e produção animal. Em seguida, é a vez de estudar as doenças, as técnicas clínicas e cirúrgicas e então optar pela especialização.

Novos caminhos surgem a cada dia, para a atuação do médico veterinário, em especial na área da saúde humana, onde a parceria com os profissionais da saúde tem propiciado ótimos resultados.

É fundamental se comemorar esta data, pois o grande desafio do médico veterinário é obter uma atualização frequente e operar de forma multidisciplinar, visando a saúde animal e humana. O médico veterinário junto com o produtor se torna o guardião da capacidade produtiva e de exportação do Brasil no tocante as carnes bovinas, suínas e aves, por meio da defesa sanitária animal.

http://www.unoeste.br/site/destaques/outros_destaques/documentos/Artigo-Dia-Medico-Veterinario.pdf

Autoria: Andreia Luiza Baggio Rodrigues e Sonia Aparecida de Souza
Imagem: Jequitibá no Parque Estadual de Porto Ferreira