Gêmeos artistas participam de exposição de Gilberto Chateaubriand no RJ

Divulgado em 02/09/2014 - 17:30 por Porto Ferreira Hoje

Os gêmeos Cirillo e Letícia Tangerina Bruno estiveram no último sábado (30/08) no Rio de Janeiro, onde participaram da abertura da exposição “Novas Aquisições – Coleção Gilberto Chateaubriand”, que é o maior e mais importante colecionador de arte brasileiro e que possui uma propriedade rural em Porto Ferreira, além de emprestar seu nome a um espaço cultural permanente criado em 2013 no Anfiteatro Isaltino Casemiro.
A exposição acontece no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro até 16 de novembro e os gêmeos artistas de Porto Ferreira participam com duas obras: “Trégua” e “Um brinde a nós e ao lugar em que estamos”.

A abertura da exposição foi tema de uma reportagem de mais de 2 minutos no canal fechado Globo News, dentro do “Jornal das Dez”. A matéria fala sobre os 100 trabalhos de artistas brasileiros incorporados recentemente à coleção de Chateaubriand, entre março de 2012 e setembro de 2014. As obras revelam não somente as mais recentes produções da arte brasileira, como o olhar e o vigor do colecionador na busca de novos artistas nas diversas regiões do país.

No fim da reportagem, Chateaubriand dá destaque ao trabalho dos gêmeos de Porto Ferreira, que também são entrevistados pelo repórter. O colecionador destaca a “força e a originalidade” da obra dos irmãos, além da pouca idade (20 anos). “Essa maturidade espantosa que eles têm e que é surpreendente no mundo das artes”, diz Chateaubriand.

“A primeira vez que assistimos a reportagem – embora a gente possa ter assistido algumas outras várias vezes… só pra checar se era com a gente mesmo. Não há palavras que descrevam nossa felicidade e gratidão. Vale muito a pena acreditar e batalhar pelos sonhos que se tem”, escreveram os irmãos em sua página no Facebook (clique aqui).

Salão de Catanduva

Obra selecionada para o salão de Catanduva
Outra obra dos irmãos, “Celebrate Good Times”, também foi selecionada para o 18º Salão de Artes Plásticas de Catanduva 2014. A obra foi finalista na Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista 2013/14.

Cirillo e Letícia estiveram na manhã de terça-feira (02/09) na Prefeitura de Porto Ferreira, onde foram recebidos pela prefeita Renata Braga e pelo diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Paulo Monteiro. Na oportunidade, eles receberam os cumprimentos pelo trabalho que têm realizado. “Fico muito feliz que os gêmeos Cirillo e Letícia vêm recebendo um reconhecimento importante sobre as belíssimas obras que eles criam. E feliz também porque eles associam o nome e elementos de Porto Ferreira às suas obras”, comentou a prefeita.

Esta associação com a cidade é contada pelos próprios artistas na descrição da obra “Um brinde a nós e ao lugar em que estamos”:
‘O tema da 2ª Expo Artistas Paulistas, que aconteceu em junho de 2013, e para a qual os quadros foram feitos, era ‘Minha cidade, minha região’, e sendo Porto Ferreira a Capital da Cerâmica Artística, não tivemos dúvidas: canecas de cerâmica, pratos decorativos de porcelana e azulejos ganharam evidência, combinando perfeitamente com o aconchego das cidades do interior, repletas de gente boa e acolhedora.

Por isso, os amigos reunidos, brindando à amizade e ao lugar em que estão.

Nos nossos quadros, desenhamos sempre uma margem branca, em referência às histórias em quadrinhos. Ter grandes amigos, e estar perto deles, é uma cena que merece destaque. Nas HQs, isso é feito através de duas páginas, o que explica a cena estar dividida em duas telas.

Gaste alguns minutos nas estampas: elementos do brasão, bandeira, história e monumentos de Porto Ferreira estão presentes por todo o quadro’.

Fonte: AC