Caravana da Simplificação estará em Rio Claro no dia 24

Divulgado em 16/09/2014 - 23:30 por Porto Ferreira Hoje

A Caravana da Simplificação vai percorrer 12 cidades do interior de São Paulo para apresentar as alterações contidas na Nova Lei do Simples, a qual entrará em vigor em janeiro de 2015. A ação conta com o apoio do Sebrae-SP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), além de outras entidades parceiras. Os encontros terão a presença do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

Na região, Rio Claro receberá a Caravana no dia 24 de setembro (quarta-feira). Trata-se da 6ª cidade a sediar o evento, que acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (ACIRC), às 10h.

A entrada é gratuita e vai reunir lideranças locais, entidades de classe, profissionais liberais e o público interessado em saber mais sobre o tema.

“Vamos apresentar nestes encontros as novas regras do Simples Nacional e as principais mudanças que irão favorecer as micro e pequenas empresas, tais como a universalização da categoria, a regulamentação da substituição tributária e a importância da criação de um cadastro único para os pequenos negócios”, afirma o ministro.

As novas regras da Lei do Simples permitirão o ingresso de mais de 140 atividades da área de serviços no regime tributário focado nos pequenos negócios. A única condição para entrar no Simples será faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões. Com a mudança, estima-se que mais de 450 mil empresas serão beneficiadas a partir de 2015.

“A universalização do Simples foi uma vitória dos que trabalham pela simplificação e desoneração do sistema produtivo como forma de criar um ambiente mais favorável para o livre empreender. Ao incluir parcela tão expressiva de atividades criadoras de postos de trabalho e renda, avançamos muito. Agora é preciso divulgar e orientar sobre esta e outras mudanças que aconteceram na Lei Geral; por isso apoiamos estes encontros que vão ajudar a esclarecer os principais avanços. É uma grande oportunidade para os empreendedores”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti.

O Simples, em vigor desde 2007, foi um marco para os pequenos negócios no Brasil ao unificar, em um único boleto, o recolhimento de oito tributos municipais, estaduais e federais, simplificando o dia a dia das empresas e reduzindo a carga tributária em 40%, na média.

Inscrições e credenciamento

O evento é gratuito. As inscrições e credenciamento podem ser feitos no próprio local do evento. A ACIRC está localizada na Rua 03, nº 1431, no Centro de Rio Claro.

Programação das cidades para a Caravana do Simples:

17/09 – São José dos Campos
18/09 – Araçatuba
19/09 – São José do Rio Preto
22/09 – Ribeirão Preto
23/09 – Bauru
24/09 – Rio Claro
25/09 – Campinas
26/09 – Sorocaba
29/09 – Presidente Prudente
30/09 – Mogi das Cruzes
01/10 – São Bernardo do Campo
02/10 – Santos