VI Encontro de Companhias de Santos Reis acontece na manhã de domingo no Centro Cultural Fepasa

Divulgado em 19/09/2014 - 15:45 por Porto Ferreira Hoje

Neste domingo (21/09), a partir das 9 horas, acontece no Centro Cultural Fepasa o VI Encontro de Companhias de Santos Reis, evento organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Porto Ferreira.

Trata-se de um evento que resgata a cultura popular e deverá receber companhias de toda a região. A Folia de Reis, festejo que é tradição em todo o Brasil, começou em Portugal e na história original retrata a passagem bíblica em que Jesus foi visitado pelos três Reis Magos: Baltazar, Gaspar e Melchior.

Na cultura popular brasileira, as festividades natalinas eram comemoradas por grupos de pessoas – Companhias de Reis – que visitavam as casas tocando e cantando músicas em louvor aos Santos Reis e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, em 6 de janeiro.

“A exemplo do ano passado, esperamos uma festa muito bonita. Sem dúvida, é uma festa de grande importância para a nossa cultura popular. Sendo assim, aproveito a oportunidade e convido toda nossa população para prestigiar este belíssimo evento”, disse Paulo Monteiro, diretor de Cultura e Turismo.

Fonte: AC