São Paulo entra em estado de alerta, com baixa umidade do ar

Divulgado em 29/10/2014 - 14:02 por Porto Ferreira Hoje *

A semana de tempo seco já traz consequências para São Paulo. A Somar Meteorologia chama a atenção para a baixa umidade do ar entre hoje e amanhã em todo o Estado . "Os índices vão ficar abaixo de 20% na capital e interior paulista, valor que colocará várias cidades em estado de alerta", afirma o meteorologista Celso Oliveira.

Um estudo feito pela Unicamp (Universidade de Campinas) classifica os estágios da umidade do ar. Quando os valores ficam entre 30% e 20% é considerado estado de atenção, se fica entre 20% e 12% já é alerta e abaixo de 12% o município entra em estado de emergência. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é umidade do ar acima de 60%.

Na capital paulista o tempo seco traz outra preocupação: o aumento da poluição. Com ventos fracos e temperaturas elevadas, os poluentes não conseguem se dispersar e pioram a qualidade do ar, que já está moderada em duas estações da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Seguem algumas recomendações dadas por Fábio Pereira Muchão, pneumologista do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Heliópolis, unidade da Secretaria na capital paulista:.

- Ingerir bastante líquido;

- Não faça exercícios físicos entre as 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa;

- Deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir;

- Não use o umidificador elétrico por muitas horas seguidas. O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor;

- Lave as narinas com soro fisiológico e/ou faça inalações com o mesmo produto;

- Mantenha os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira;

- Evite frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, como shoppings-centers, supermercados e cinemas.

A chuva chega junto com o fim de semana

A partir da sexta-feira e durante o fim de semana, a chuva fica mais generalizada no Estado de São Paulo. A umidade do ar sobe, mas o calor continua, com máxima prevista de 36°C em Ribeirão Preto.

No fim de semana é uma frente fria que chega e deixa o tempo fechado e chuvoso em todo o Estado paulista.

* Com informações de Rafaela Vendramini (www.tempoagora.com,br)