Conjunto Habitacional José Klein Sobrinho será entregue na segunda-feira no Jardim Jandyra

Divulgado em 19/12/2014 - 13:30 por Porto Ferreira Hoje

Os 69 apartamentos construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) serão entregues na segunda-feira (22/12), às 12 horas. Para a cerimônia de entrega se espera a confirmação da vinda do governador Geraldo Alckmin, assunto em estudo pela Casa Civil.

Após a realização do sorteio, em novembro, mais duas etapas foram cumpridas pelos novos mutuários antes deste anúncio da entrega dos apartamentos: a escolha dos respectivos imóveis, realizada no dia 16, e a assinatura dos contratos, no dia 19 deste mês.

“Estamos honrando o Plano de Governo da prefeita Renata Braga, feito em conjunto com o prefeito em exercício Dr. Carlos Eduardo, e avançamos continuadamente na construção de moradias populares. Neste empreendimento, tivemos o empenho pessoal do vereador Luiz Antônio de Moraes, o Maguila (PPS), dos seus deputados parceiros, Arnaldo Jardim (federal) e Davi Zaia (estadual) e, para o bem da nossa população, a nossa Administração soube atuar muito bem para tirar da gaveta esse projeto e transformá-lo em realidade”, declarou Dori Américo, diretor do Departamento de Planejamento Urbano.

Para o prefeito em exercício Dr. Carlos Eduardo Miguel da Silva a entrega das chaves reflete o resultado de um trabalho em conjunto. “Com a grande parceria da CDHU, do nosso governador Geraldo Alckmin, do ex-secretário do Estado da Habitação, o deputado federal Silvio Torres e sua equipe de trabalho, mais a concentração de esforços da nossa Administração, conseguimos realizar o sonho de dezenas de famílias e cumprimos a promessa da entrega das unidades habitacionais antes do Natal, como um presente para os que foram sorteados”, disse Dr. Carlos Eduardo.

De acordo com ele, os trabalhos na Habitação continuam. “Já estamos trabalhando, focados, para viabilizarmos a construção de mais unidades pela CDHU e das 744 casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, previstas para as proximidades do Porto Belo 2, na estrada do Rio Corrente. Tudo isso é reflexo do trabalho em conjunto e em harmonia por parte do nosso Governo, que segue promovendo o desenvolvimento com humanização e transparência”, finalizou o prefeito em exercício.

Homenagem

O saudoso construtor, também empresário da comunicação ferreirense, que durante muitos anos foi diretor proprietário da Rádio Primavera AM, José Klein Sobrinho, cederá o nome ao conjunto habitacional e seus familiares receberão homenagens quando da entrega dos imóveis.

Nascido em 15 de maio de 1918, em Leme (SP), filho do imigrante alemão Miguel Klein e de Ana Cândida Klein. Começou a trabalhar aos 11 anos de idade, como servente de seu pai, que era pedreiro. Depois de cursar o Grupo Escolar Coronel Augusto César por 4 anos, saiu diplomado em 1929.

Passou a maior parte da infância e adolescência em Leme. Veio para Porto Ferreira em 31 de Julho de 1944, como empreiteiro de obras, teve a oportunidade de construir vários prédios e ingressou na Prefeitura.

Como chefe do Departamento de Obras, administrou e construiu o prédio do Paço Municipal, da escola Mário Borelli Thomaz (Comércio), a creche Roberto Henrique João, a Estação Rodoviária, o Solar dos Jovens de Ontem, montagem e imagem do Cristo Redentor, projeto e construção do Cemitério Novo.

Ainda na Prefeitura, realizou reforma do serviço de água e esgoto da parte velha da cidade, captação de água do Nego Moço, captação Corrêa Porto, na Vila Sybilla, serviço de água e esgoto do mesmo bairro, da Vila Maria, demarcação das primeiras ruas do Jardim Salgueiro.

Construção do coreto da praça do Cruzeiro, na Vila Sybilla, praças da Bíblia, Gonçalves Ledo (Jardim Primavera) e 1º de Maio, projeto e construção da praça do Jardim Salgueiro, da gruta de Nossa Senhora de Lourdes (em frente ao Hospital Dona Balbina).

Também iniciou as demarcações da então nascente Sociedade Cultural de Porto Ferreira/Clube de Campo das Figueiras.

Foi homenageado quando da construção do Paço Municipal com um coqueiro (símbolo das pessoas nascidas em Leme), que está plantado à direita da porta de quem entra no prédio.

Como curiosidade, era até sua morte o morador mais velho da rua São Sebastião, pois desde que chegou em Porto Ferreira sempre morou nesta rua.

Como radialista, foi sócio fundador da Rádio Primavera Ltda, emissora em onda média, inaugurada em 29 de Julho de 1962. Foi o último sócio dos fundadores a vender suas cotas de participação na sociedade. Também é fundador da Fundação de Radiodifusão Professor Lourenço Filho, hoje Inovadora Gospel FM, inaugurada em novembro de 2002.

Casou-se com Antônia Bezeda Klein, e desta união tiveram o filho José Wanderley Klein.

Em outubro de 2009 foi homenageado pela Câmara Municipal, ao receber o título de Cidadão Ferreirense, devido aos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento do município.

Faleceu no dia 22 de junho de 2011.