Odebrecht Ambiental ampliou a coleta e o tratamento de esgoto e garantiu o abastecimento de água

Divulgado em 19/12/2014 - 07:40 por Porto Ferreira Hoje

Em seu terceiro ano na gestão dos serviços de água e esgoto, a Odebrecht Ambiental registra resultados significativos para o avanço no saneamento básico de Porto Ferreira. O município termina o ano de 2014 com o abastecimento de água normalizado, sem sofrer interrupções por conta da crise hídrica, e com a ampliação do tratamento de esgoto coletado, o que colabora com a despoluição dos rios da região.

Atualmente, Porto Ferreira abastece 100% da população urbana com água potável, enquanto 96% das residências possuem coleta de esgoto. Outro grande avanço neste ano foi o aumento do tratamento dos efluentes coletados que alcançou a marca de 25%.

Além de ampliar os serviços, a Odebrecht Ambiental investiu em questões sociais, contribuindo com a conscientização da população para a importância da preservação do meio ambiente. Mais de 6 mil pessoas foram orientadas sobre temas ambientais e 540 crianças visitaram as Estações de Tratamento para conhecer todo o processo. Com o movimento Juntos pela Água, a concessionária incentivou os moradores a adotarem o uso consciente da água, evitando desperdício.

“Este ano tivemos vários desafios, principalmente por conta da crise hídrica que atingiu o Estado. Mas com o apoio e a atitude da população conseguimos superá-los”, destaca Gustavo van Deursen,Gerente de Operações da Odebrecht Ambiental em Porto Ferreira.

Sistema de abastecimento de água

A Odebrecht Ambiental realizou o investimento de R$ 2,3 milhões no sistema de abastecimento de água, o que garantiu a produção de 6.123.000m³ de água potável. Essa quantidade seria suficiente para encher cinco estádios do Maracanã. A qualidade desta água foi certificada com mais de 63.500 análises laboratoriais realizadas.

Além disso, foi realizada a construção de mil metros da nova adutora de água bruta, a ampliação da captação do Rio Mogi Guaçu com a instalação de novas bombas, a reabilitação de três reservatórios, entre outras melhorias.

Após os avanços realizados em 2014, Porto Ferreira conta com duas captações superficiais, duas Estações de Tratamento de Água, dois poços, 18 reservatórios e mais de 257 quilômetros de redes de distribuição, que levam água para mais de 19.400 ligações.

Esgotamento sanitário

Além dos investimentos no sistema de água, que assegurou a regularidade no abastecimento, a Odebrecht Ambiental investiu R$ 3 milhões no esgotamento sanitário de Porto Ferreira. Com obras de melhoria na rede de coleta e na Estação de Tratamento de Esgoto, a cidade passou a tratar 593.000m³, quatro vezes mais que em 2013, quando tratou 133.000m³. Este aumento evitou o despejo de mais de 22 toneladas de dejetos que eram despejadas mensalmente nos rios.

O esgotamento sanitário de Porto Ferreira conta com duas Estações de Tratamento de Esgoto, sete Estações Elevatórias de Esgoto e mais de 255 quilômetros de rede coletora, que transportam os efluentes gerados de mais de 18.600 ligações.