Revelado uso culinário de mais de trezentas e cinquenta plantas

Divulgado em 19/01/2015 - 17:40 por Porto Ferreira Hoje

O Brasil possui a maior a maior biodiversidade do planeta, cerca de 15 a 20% das espécies estão em nosso território. Para se ter uma ideia, recentemente foi publicada uma relação com 40.989 espécies somente de nossa flora.

Apesar dessa imensa riqueza, nossa agricultura está apoiada na produção de poucas espécies. Cerca de 15 vegetais fornecem oitenta por cento da energia necessária aos brasileiros, destas, apenas o amendoim e a mandioca são nativas de nosso país.

O Biólogo Valdely Ferreira Kinupp, o Engenheiro o Agrônomo Harri Lorenzi e equipe técnica, trabalharam mais dez anos para a publicação da obra “PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) NO BRASIL, guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas”. A obra foi publicada pelo Instituto Plantarium de Estudos da Flora Ltda.

Os autores ainda contaram com a colaboração de instituições, agricultores, extrativistas, feirantes, profissionais da cozinha e consulta de 411 referências bibliográficas.

A obra, ricamente ilustrada também identifica as plantas pelo nome científico e populares, suas características, usos, forma de propagação, e utilização culinária com três receitas de cada espécie.

Até mesmo plantas consideradas “daninhas” como o caruru, beldroega, trapoeraba... , podem ser transformadas em refogados, saladas e bolinhos. Dos frutos do popular oiti utilizado na arborização urbana pode se feito bolo, farofa, pudim; e que tal um palmito de taboa? leite de tiriricão? Flores de ipê-amarelo empanadas?

A obra é inédita e possui milhares de receitas inovadoras, vale a pena conhecer.