Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético mobiliza 15 mil pessoas em Sertãozinho

Divulgado em 28/01/2015 - 13:40 por Porto Ferreira Hoje

A manhã do dia 27 de janeiro de 2015 entrará para a história da cidade de Sertãozinho-SP, quando 15 mil pessoas se reuniram com o objetivo de sensibilizar os governos estadual e federal, sobre os efeitos que a atual crise econômica e a falta de investimentos tem causado aos municípios da região e do país.

Durante o ato, totalmente pacífico e ordeiro, trabalhadores, empresários, lideranças políticas, produtores de cana, cidadãos e representantes das entidades realizadoras do Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético realizaram uma caminhada, que culminou com o ato de leitura da carta reivindicatória da manifestação, no entroncamento das rodovias Armando de Salles Oliveira e Carlos Tonani, que foram fechadas com o apoio da Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Guarda Civil Municipal e Vianorte.

Dentre as lideranças políticas, destacaram-se as presenças do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim; dos deputados Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força), Leo Oliveira, Davi Zaia, Welson Gasparini e Antônio Carlos Mendes Thame; do prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez, e outros prefeitos da região; do vereador Nilton César Teixeira, que no ato representou a Câmara Municipal; e do secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, além de outros secretários municipais.

Como representantes das entidades realizadoras, receberam destaque as participações do presidente da Orplana e Canaoeste, e diretor superintendente da Copercana, Manoel Ortolan; do presidente do CEISE Br, Antônio Eduardo Tonielo Filho; do presidente da OAB, Joanilson Barbosa dos Santos; do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Samuel Marqueti; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentos, Antônio Vitor; do presidente da AMASERT, Claudinei Luís Silva; do presidente do SINCOMERCIÁRIOS, Jonathan Faleiros; do presidente da ACIS, Geraldo Zanandréa; do coordenador do projeto Governança Corporativa da Cadeia Produtiva Sucroenergética, Evandro Ávila, entre outros.

Por meio das entidades realizadoras do Movimento, como os sindicatos patronais e as associações de produtores de cana, por exemplo, foram registradas as presenças de representantes das cidades de Limeira, Campinas, Araraquara, Capivari, Jaboticabal, Presidente Prudente, Franca, Morro Agudo, Piracicaba, Ribeirão Preto, Cosmópolis, São José do Rio Preto, Orindiúva, Guariba, Pitangueiras, Igarapava, Matão, Monte Aprazível, Cruzeiro, Avaré, Sorocaba, Botucatu, Guaratinguetá, Batatais, Barretos, entre outras.

Em seu discurso, o prefeito Zezinho Gimenez agradeceu aos manifestantes pela adesão ao ato. “Precisamos parabenizar todos aqueles que trabalharam para organizar este evento, além de cada um de vocês, trabalhadores, empresários e produtores de cana, que compreenderam a importância desta ação e se uniram ao nosso apelo. Esse manifesto tem o objetivo de chamar a atenção do Governo Federal para a situação vivida por Sertãozinho e pelas outras centenas de municípios canavieiros, que estão clamando por investimentos no setor sucroenergético, já há algum tempo. Os trabalhadores querem viver e manter suas famílias a partir de seus empregos, não de benefícios oferecidos pelo Governo Federal. Nossa cidade vive dessa energia renovável e acessível, que é o etanol. É de extrema importância que nosso apelo chegue até Brasília e chame a atenção de todos”, declarou o prefeito que, na sequência, entregou a carta reivindicatória ao secretário estadual de Agricultura e Abastecimento.

Ao receber a carta, o secretário Arnaldo Jardim destacou o exemplo que os cidadãos de Sertãozinho deram ao resto do país. “O Brasil inteiro deveria seguir o exemplo dos trabalhadores, empresários e agricultores de Sertãozinho, que estão de parabéns pela grandiosa manifestação, pacífica e organizada. Assumo o compromisso de levar as reivindicações do povo sertanezino ao governador Geraldo Alckmin, e de apoiar esse Movimento, para que em Brasília, possamos cobrar medidas reais de incentivo e investimento ao setor sucroenergético”, afirmou.

Balanço

De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, que atuou na coordenação da ação, o balanço do evento foi positivo. “A adesão popular atingiu nossas expectativas, já que contamos com a participação de 15 mil pessoas, contando os dois pontos de concentração e a caminhada. Outro ponto de destaque foi a receptividade dos municípios da região com o Movimento, que enviaram representantes e se uniram em torno de um mesmo objetivo: retomar os investimentos e a produtividade do setor sucroenergético com urgência”, avaliou.

É importante destacar que, nos próximos dias, o Grupo de Trabalho envolvido na realização do Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético se reunirá para definir as estratégias do próximo passo, que levará as reivindicações ora apresentadas ao Governo do Estado, para Brasília.

O Movimento tem realização da Prefeitura de Sertãozinho, Sindicato dos Metalúrgicos, Força Sindical, CEISE Br, ACIS, SINCOMÉRCIO, Canaoeste, Câmara Municipal, SINDINAP, OAB, AMASERT, SINCOMERCIÁRIOS e Copercana, e apoio da UNICA, Coopercitrus, Coplacana e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentos de Sertãozinho. (Assessoria de Comunicação PMS)