21ª Descida de Boia pelo rio Mogi Guaçu acontece neste sábado

Divulgado em 29/01/2015 - 20:45 por Porto Ferreira Hoje

Como acontece em todo último sábado do mês de janeiro há 21 anos, neste dia 31 será realizada mais uma “Descida de Boia” no rio Mogi Guaçu, um evento público tradicional que conta com apoio, em Porto Ferreira, da Prefeitura e da Associação dos Canoeiros.

Além da diversão e do lazer, o evento também é usado para promover a conscientização sobre a importância de se preservar e valorizar o rio Mogi Guaçu, fonte do abastecimento de água e berço do município ferreirense.

A descida de boia acontece desde o distrito de Cachoeira de Emas, em Pirassununga, até a Área de Lazer João Ferreira, junto à ponte metálica, em Porto Ferreira. É sempre esperado um grande público, faça chuva ou sol.

A concentração será às 6h30 na Área de Lazer para saída via rio ou transporte coletivo para a Cachoeira de Emas. A Prefeitura vai ceder ônibus para o transporte e prestará várias orientações. Na chegada, colocará um caminhão pipa e chuveiro para banho dos participantes.

O evento também será usado pela Associação dos Canoeiros para a reabertura do chalé da entidade, que fica na Área de Lazer, de acordo com o presidente Edson de Oliveira Sanches. O local foi alvo de um incêndio criminoso meses atrás.

Cuidados

É importante destacar que, assim como no ano passado, o nível das águas do rio Mogi está muito baixo. Em 2014 a régua da Agência Nacional de Águas (ANA) junto à ponte metálica, apontava 1,18m. Na tarde desta quinta-feira (29) a régua registrava 0,70m, ou seja, quase meio metro menos do nível registrado no Passeio de Boias do ano. Por isso, a descida de boia tem previsão de ser mais demorada que o habitual e durar cerca de 6 horas, ou até mais.

Como a saída da Cachoeira acontece por volta das 9 horas, a chegada em Porto Ferreira será em torno das 14 horas. Ou seja, em caso de tempo bom ou mesmo mormaço, todos devem tomar cuidados com o sol forte. Pela intensa exposição, recomenda-se o uso de protetor solar, inclusive labial, óculos escuros, chapéu e cantil com água. Os organizadores também alertam quanto ao consumo em excesso de bebidas alcoólicas antes e durante a descida.

Outras precauções também são importantes. Para participar do evento é preciso, antes de tudo, saber nadar. E, mesmo sabendo, será obrigatório o uso do colete salva vidas e capacete tipo bike. A boia não pode estar muito cheia para não estourar ao esbarrar em galhos. Devem, também, por razões de segurança, estar amarrada ao braço por uma corda ou cordelete, para que não se perca nas corredeiras.

Recomenda-se que os participantes não desçam o rio em boias presas umas às outras. Quaisquer obstáculos – galhos secos, raízes etc. – em meio à força das corredeiras, coloca em risco a vida das pessoas.

Todo praticante da descida de boia deve estar consciente de que não se pode jogar qualquer tipo de lixo no rio. Mas, é sempre bom lembrar, que latinhas e garrafas de bebidas, copos, bitucas e embalagens de cigarro, tampinhas de garrafa, espetos de churrascos, frascos de protetor solar e outros detritos produzidos durante o passeio ecológico devem ser colocados em sacolas presos às boias ou dentro das canoas que estarão acompanhando a descida.

Fonte: AC