Porto Ferreira vive uma epidemia de dengue?

Divulgado em 29/01/2015 - 22:30 por Vereador Miguel Bragioni

Não é necessário ser profissional da área para indagar ou afirmar que Porto Ferreira vive uma epidemia de dengue. Todo munícipe conhece ou tem algum parente vitimado pelo vírus da dengue, de dezembro à presente data. O assunto está na boca de qualquer bate-papo.

Nesta semana, ao sair de casa e ao me comunicar, por telefone, com amigos, tomei ciência de diversas narrativas de dengue, e que vários conhecidos estavam e estão com o vírus.

A administração municipal, em notas oficiais, apresenta dados que não condizem com a realidade. Sem sombra de dúvida, de 2014 a janeiro deste ano, foram diagnosticados mais de 5 mil casos de dengue na cidade.

Basta verificar a surpreendente quantidade de atendimentos em convênio médico, em postos de saúde e até no Pronto Socorro municipal.

A informação é comentada em cafés por médicos do município. Uma legítima perda de controle dos casos.

Vemos que o Controle de Vetores tem desempenhado sua função para tentar erradicar o transmissor, por meio de divulgação, arrastões de limpeza, mas o serviço não é suficiente, pois, a dengue se alastrou.

Nesses dias, passando pela Gruta, localizada na Praça Jacob Mondin, defronte do Hospital Dona Balbina, notei a água parada, favorável para a criação da larva dos pernilongos e mosquitos. A bomba foi retirada por obreiros do Departamento de Obras e Serviços e não foi recolocada até sexta-feira da semana passada. A água está parada, confiram!

As piscinas do Ginásio de Esportes “Adriano José Mariano” estão imundas, embora a Administração, também em nota oficial, tenha admitido a inexistência de larvas nelas; depois dos arrastões de limpeza, lixos estão aparecendo em todos os terrenos baldios da cidade, arremessados por pessoas que ainda não perceberam o limite do respeito. O mato, mesmo com as escassas chuvas, está tomando conta de áreas públicas.

No ano passado, durante o período da grande seca, percebendo que a cidade já estava com diversos casos de dengue, e após o pedido de duas pessoas vitimadas pelo vírus, encaminhei o requerimento nº 418, sugerindo que a Administração Municipal adotasse o conteúdo da Lei 4.643/2008, da cidade de Sertãozinho, SP, que institui o “Comitê Municipal de Mobilização de Ações Contra a Dengue”. O município da Alta Mogiana, passou por uma epidemia que resultou em grande mobilização, com participação do povo. Várias leis municipais foram criadas. Combatendo a proliferação, Sertãozinho se tornou referência pela política de erradicação adotada.

O Departamento Municipal de Saúde respondeu ao meu requerimento, por meio de sua diretora, e manifestou interesse, comprometendo-se em encaminhar à Prefeitura para análise e procedimento.

Esse documento foi encaminhado à administração há mais de cinco meses, como sugestão, e poderia servir de exemplo para evitar a epidemia vivenciada, mas dorme em berço esplêndido, conforme conversa que tive com o representante do Controle de Vetores, há dois meses, que me afirmou o seu desconhecimento sobre a proposta legislativa.

Hoje, menos de 20 pessoas trabalhadoras saem às ruas, debaixo do sol escaldante, para tentar dar conta dos mais de 15 MIL imóveis de Porto Ferreira (casas e terrenos). A vistoria em casas foi preterida em razão dos arrastões e a função dos agentes de vetores passou a ser de coletor de lixo.

Mais uma vez, ressalto que não é preciso ser técnico, também, para assegurar que menos de 20 cidadãos não dão conta de vistoriar a cidade.

Aguardo, agora, a resposta do atual Governo Municipal, por meio da chamada “Nota Oficial”, que para toda a verdade expressada se defende na escrita, mas esconde-se na execução.

O autor, Miguel Bragioni, é vereador em Porto Ferreira

Nota do site:

Sobre a Gruta, confira matéria publicada hoje no site que trata de sua reforma, que pode acessada clicando no link:
http://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2015/01/29/departamento-de-obras-faz-reforma-e-manutencao-na-gruta-em-frente-ao-hospital/