Datas ambientais do mês de Março - Parte I

Divulgado em 28/02/2015 - 08:38 por Porto Ferreira Hoje

A iniciativa de divulgação de datas ambientais é do Parque Estadual de Porto Ferreira, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a temática ambiental, buscando o apoio à conservação da natureza.

01 DE MARÇO – DIA DO TURISMO ECOLÓGICO

* Histórico .

A história do turismo restaura a narrativa da própria humanidade. Os povos gregos e romanos já praticavam viagens para usufruir de atividades culturais e artísticas, encontros, solenidades e festividades.

Com o avanço tecnológico no século XX e dos meios de transporte, fez aparecer um considerável crescimento das atividades turísticas nos anos 70 e 80, tendo como foco central das viagens, os ambientes naturais, provocando um desenfreado crescimento de cidades e ocasionando problemas ambientais.

Em 1981 o arquiteto Hector Ceballos-Lascurian começou a usar o termo espanhol “turismo ecológico”, sendo reduzido para ecoturismo em 1983.

Em 1987, Hector Ceballos-Lascurian definiu ecoturismo como “A viagem a áreas relativamente preservadas com o objetivo específico de lazer, de estudar ou admirar paisagens, fauna e flora, assim como qualquer manifestação cultural existente”.

A EMBRATUR define Ecoturismo como um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.

* Importância .

O Turismo é considerado como um dos cinco itens principais geradores de receita na economia mundial com taxas de 4% de crescimento sendo registradas em receita, desde 2004.

Ligado á distribuição de renda, permite que ocorram atividades econômicas e maior divisão de recursos. É o setor que exibe a melhor expansão do mercado, considerada o maior negócio do mundo, sendo que a cada dez empregos gerados, um é neste ramo.

Pela riqueza da biodiversidade e dos ecossistemas, o Brasil é um país privilegiado para a exploração do ecoturismo.

Estudos mostram que o turismo se bem planejado contribui para a proteção continuada do meio ambiente, agregando valor econômico para os “habitats” naturais e, também para as espécies endêmicas ou em extinção.

Além de apreciar e contemplar a natureza, atividades de turismo de aventura, de sol e praia; náutico, entre outros são praticados com crescente frequência.

A caminha por trilhas é a mais intensa e simples forma de interação entre o ser humano e a natureza. O montanhismo, o arvorismo, a observação de pássaros (birdwatching) e o “rafting” são outras práticas de ecoturismo, desenvolvidas de acordo com a capacidade física das áreas, uma vez que a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais são os principais objetivos das áreas naturais protegidas.

O Parque Estadual de Porto Ferreira recebe mais de 3 mil visitantes/ano de várias regiões e faz parte do Projeto “Trilhas de São Paulo” destinado aos ecoturistas.

O principal atrativo é a Trilha das Árvores Gigantes, onde ocorrem, além de outras espécies, os centenários jequitibás-rosa, com mais de 45 metros de altura, que impressionam com sua beleza e grandiosidade. Esta trilha tem 3.500 metros de extensão, inicia-se na área de vegetação do Cerrado, adentra a Floresta e chega ao ribeirão dos Patos onde pode ser observado um trecho de mata ciliar conservado. É o principal atrativo e espaço pedagógico do Parque.

* Ações de conservação .

Praticar o mínimo impacto é um importante item que demanda mudança de atitudes, para o ecoturista, tais como: planejamento, responsabilidade por sua segurança, cuidado com as trilhas e locais de acampamento, recolhimento do lixo, respeito pelos os animais, plantas e demais seres vivos, e cordialidade com outros visitantes e a população local.

21 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA FLORESTA

* Histórico .

O Dia Internacional da Floresta é comemorado desde 1872.

A escolha da data se refere ao início da primavera no hemisfério norte, mas em especial também por um fato ocorrido ao norte dos Estados Unidos em Nebraska, onde o agricultor e jornalista Julius Sterling Morton mobilizou a população local para consagrarem um dia em homenagem à árvore, e para reduzir a escassez de algumas espécies.

* Definição .

Floresta pode ser definida como “espaços de formação extensa e densa, onde predominam árvores ou espécies de grande porte lenhosas”.

Variam de acordo com a região, solo, clima e a água. Nela habitam inúmeras classes de vegetais e animais.

A FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação define floresta como “área medindo mais de 0,5 hectares com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in situ. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano".

* Principais impactos .

Com a crescente industrialização, o crescimento das cidades e o aumento da população, cada vez mais as áreas naturais estão sendo destruídas e ocupadas. O desmatamento irracional causado pela ação do homem vem destruindo aceleradamente as florestas, causando diversos impactos, além de levar a temperatura á grandes variações, aumentar a erosão do solo e provocar a desertificação, o desequilíbrio dos ecossistemas e a extinção de espécies.

* Importância das florestas.

As florestas geram múltiplos bens e serviços da maior relevância para o ambiente, para a economia e para a qualidade da vida dos cidadãos. Esses são denominados serviços ambientais ou ecossistêmicos.

Assim, as florestas

- funcionam como guarda-chuva e amenizam a ação da chuva sobre o solo;

- têm a função de quebra vento, protegendo ambientes;

- evitam a erosão do solo e os assoreamentos dos rios;

- conservam os recursos hídricos, regulam a vazão dos rios e minimizam as enxurradas e as enchentes;

- filtram e absorvem elementos tais como fósforo, potássio e cálcio, dispersos em processos agroflorestais;

- conservam a biodiversidade e os recursos genéticos;

- são habitats e refúgio para os animais silvestres;

- sequestram o gás carbônico (CO2) que é tóxico e liberam o oxigênio (O2);

- amenizam o aquecimento global e equilibram o clima no planeta;
- fornecem frutos, óleos, madeiras, fibras que resultam em alimento e matéria-prima para indústrias de diversos segmentos;
- são espaços educacionais, recreativos, de ecoturismo, e formam paisagens
de belezas cênicas.

* Ações de conservação .

- Não cortar árvores ou plantas,

- respeitar o meio ambiente,

- refletir, se sensibilizar e agir com responsabilidade e

- plantar árvores para a formação de florestas.

Ao perceber a presença de incêndios em florestas, avisar imediatamente o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e a Defesa Civil.

* Árvores da floresta do Parque Estadual de Porto Ferreira e região .

Cariniana legalis - jequitibá-rosa, Cariniana estrellensis - jequitibá-branco, Cedrela fissilis - cedro, Aspidosperma polyneuron - peroba-rosa, Centrolobium tomentosum - araribá, Aspidosperma ramiflorum - guatambu, Guarea guidonia - marinheiro, Ficus guaranitica - figueira, Hymenaea courbaril - jatobá, Diatenopteryx sorbifolia - maria-preta, Myroxylon peruiferum - cabreuva, Gallesia integrifólia - pau d’alho, Jacaratia spinosa - jaracatiá, Myroxylon peruiferum - cabreúva

21 DE MARÇO - INÍCIO DO OUTONO

O outono se inicia em 20 de março e vai até 20 de junho, sendo a estação de transição entre o verão e o inverno que apresenta algumas características, como a diminuição das chuvas, mudanças com temperaturas mais amenas.

Outra característica bem marcante dessa época é a mudança da coloração das folhas das árvores, que passam a ter tons amarelados, castanhos e alaranjados. Isso ocorre porque as plantas estão se preparando para o inverno e com isso, muitas árvores podem perder as folhas durante o outono para enfrentar o frio.

É uma das estações mais bonitas e tempo de colheita de muitos produtos agrícolas, pois os frutos já se encontram bastante desenvolvidos.

Algumas plantas como as quaresmeiras e as paineiras florescem nessa época, produzindo lindas flores, enfeitando a estação. Alguns animais como os pássaros migram para locais mais quentes, já se antecipando à chegada do inverno e alguns mamíferos comem mais do que o necessário a fim de “estocar” alimento para o período que ficarão hibernando, durante o inverno.

Autores:
Biol. Andréia Luiza Baggio Rodrigues
Biol. Sonia Aparecida de Souza
Biol. Ernesto Pedro Dickfeldt