Datas ambientais do mês de Março - Parte II

Divulgado em 28/02/2015 - 09:10 por Porto Ferreira Hoje

Continuação da Parte I

A iniciativa de divulgação de datas ambientais é do Parque Estadual de Porto Ferreira, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a temática ambiental, buscando o apoio à conservação da natureza.

22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA

* Histórico.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 e destaca a importância dos recursos hídricos, da água potável e do manejo sustentável. Este dia é destinado à discussão sobre os inúmeros temas relacionados a este precioso bem natural, pois cerca de apenas 0,008% da água é potável em nosso planeta, isto é, própria para o consumo.

A ONU divulgou também nesta data a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, apresentando uma série de medidas, sugestões e informações para despertar a consciência ecológica dos governantes e na população.

Atualmente a água, ou seja, os recursos hídricos são gerenciados à nível de bacias hidrográficas e microbacias. No município de Porto Ferreira há 14 microbacias, onde estão presentes centenas de nascentes de água.

* Definição.

A água é uma substância química essencial à vida, à manutenção dos ecossistemas e ao desenvolvimento humano. Está presente no subsolo, no solo, no ar e nos seres vivos. É bastante abundante em nosso planeta, ocupando 72% da superfície, distribuída de forma heterogênea. É um líquido incolor e transparente, insípido e inodoro, composto de hidrogênio e oxigênio, de fórmula química H2O. É um solvente universal. Tem valor econômico e se não for usada de forma sustentável, pode faltar ou se tornar muito cara para o consumo humano.

* Importância.

A “água” é utilizada para múltiplos fins, tais como abastecimento industrial, irrigação, abastecimento doméstico, recreação e lazer, transporte e navegação, geração de energia elétrica e diluição de despejos.

Os 5 km de mata ciliar da “Mata do Poção” nas margens do rio Mogi-Guaçu foi um fator determinante para a criação do Parque Estadual de Porto Ferreira, além dos demais cursos d´água.

O Parque faz também limite à leste com o ribeirão dos Patos e à oeste com o córrego da Água Parada. A lagoa do Cerrado que dá origem ao córrego cachoeirinha nasce no interior do Parque.

* Crise Hídrica e principais Impactos.

O chuvoso período que tradicionalmente vai de outubro a março, foi caracterizado por uma estiagem atípica entre 2013 e 2014 no Estado de São Paulo.

A crise de água, contudo, não é conseqüência somente de fatores geográficos e climáticos, mas especialmente do uso irracional dos recursos hídricos. Entre os motivos deste problema estão: o fato de que a água não é tratada como um bem estratégico no país, a falta de integração entre a política nacional de recursos hídricos e as demais políticas públicas, os críticos problemas na área de saneamento básico e a forma como a água doce é compreendida, visto que muitos a julgam como um recurso infinito.

Com isso, a economia brasileira já começa a ser prejudicada.

Os impactos ocorrem em vários setores, interferindo na agricultura, na indústria e na saúde pública.

Devido à redução da disponibilidade de água nos mananciais, o setor elétrico também apresentou custos adicionais.

Na indústria, o uso de recursos hídricos se torna cativante quando analisado pela ótica do consumo de águas subterrâneas. Atualmente, 95% das indústrias, condomínios privados, hotéis, hospitais, clubes esportivos, centros de natação e postos de gasolina da região metropolitana de São Paulo utilizam água subterrânea.

A grande exploração dos aquíferos pode estar ultrapassando à capacidade de recarga desse corpo hídrico, podendo gerar a futura interrupção das atividades e custos excessivos na remediação do problema.

Por fim, grande parte das fontes de água (rios, lagos e represas) estão sendo contaminadas, degradada e poluída pela ação predatória dos seres humanos. O excesso de lixo e sua destinação incorreta despejo de águas residuárias das indústrias e esgoto doméstico sem tratamento, o desmatamento, o desperdício e o uso de agrotóxicos são alguns dos principais problemas. Esta situação é preocupante, pois num futuro próximo, poderá faltar água para o consumo de grande parte da população mundial.

* Ações de conservação .

- Não jogar lixo nos rios e lagos;

- evitar o desperdiço;

- economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc);

- tratar e reutilizar a água em diversas situações;

- conservar e recuperar as matas ciliares e áreas de preservação permanente;

- respeitar as regiões de mananciais e

- divulgar conceitos ecológicos e práticas de conservação à amigos, parentes e outros.

Autores:
Biol. Andréia Luiza Baggio Rodrigues
Biol. Sonia Aparecida de Souza
Biol. Ernesto Pedro Dickfeldt