Dengue: cidade atinge quase 3 mil casos, mas avanço da doença é menor na última semana

Divulgado em 26/03/2015 - 22:30 por Porto Ferreira Hoje

De acordo com os últimos números da dengue divulgados pela Seção de Controle de Vetores nesta quarta-feira (25/03), Porto Ferreira registra apenas em 2015 um total de 2.935 casos confirmados da doença.

Apesar dos dados alarmantes, o avanço da dengue diminuiu na última semana.
Foram contabilizados 95 casos de 19 a 25 de março, contra 362 na semana anterior. “Tal situação pode ser reflexo de uma maior conscientização por parte da população e também o resultado do trabalho incansável que o Departamento de Saúde está realizando, com apoio de vários outros setores, como Obras, Educação, Meio Ambiente e até dos Bombeiros”, comenta José Antônio de Thomazi, chefe da Seção de Vetores.

Há que se ressaltar ainda o reforço na equipe de agentes, que passou de 23 integrantes para 53 na semana passada, após a contratação de novos funcionários. Eles passaram por treinamento no final da semana passada e desde a última sexta-feira (20/03) já estão em campo.

Com isso, o “fechamento” dos bairros ganhou agilidade. Esta semana, por exemplo, no Jardim Primavera, em apenas um dia foram feitos bloqueios e nebulização de veneno em 28 quadras, com sete equipes formadas por três pessoas cada.

As medidas legais também estão colaborando com o trabalho de detectar e eliminar criadouros do mosquito transmissor. No início da semana, os agentes fizeram o bloqueio numa residência do Jardim Porto Seguro, que foi denunciada por moradores como possível local de criadouros, uma vez que o imóvel está fechado há vários meses. No local os agentes encontraram muito lixo, móveis queimados e, o mais grave, uma piscina cheia d’água, sem nenhum tratamento e, por consequência, cheia de larvas do mosquito Aedes aegypti.

Além do serviço de campo, os agentes também continuam com o trabalho de orientação. Esta semana foram proferidas palestras para os alunos da Etec Professor Jadyr Salles. “É importante a conscientização de todos e que cada um faça a sua parte, mantendo seu espaço limpo”, finalizou Thomazi.

Fonte: AC