Datas ambientais comemoradas na primeira quinzena do mês de Maio

Divulgado em 02/05/2015 - 09:00 por Porto Ferreira Hoje

A iniciativa de divulgação de datas ambientais é do Parque Estadual de Porto Ferreira, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a temática ambiental, buscando o apoio à conservação da natureza.

03 DE MAIO – DIA DO PAU-BRASIL

Histórico .

O Pau-brasil, Caesalpinia echinata Lam., foi decretado como a árvore nacional pela Lei n. 6.607 de 07/12/1978.

Nosso país é o único do mundo que possui o nome de uma árvore.

Os índios a chamavam de Ibirapitanga (pau-vermelho) e os portugueses de Brasil.
Trata-se de uma espécie da Mata Atlântica, que na época do descobrimento era abundante no litoral brasileiro, principalmente no Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Após o descobrimento, o Pau-brasil foi indiscriminadamente explorado pelos portugueses, especialmente pelo corante vermelho, chamado brasilina, aplicado pelos europeus para tinta de escrever e para tingir tecidos. A madeira era transformada em móveis, e assim, a exportação dessa espécie foi a primeira fonte de riqueza do nosso país.

O nome científico Caesalpinia é uma homenagem ao médico e botânico italiano Andrea Cesalpino, que viveu no século XVI. Echinata significa "cheio de espinhos" em latim, e Lam é a abreviatura de Lamarck que, em 1789, descreveu pela primeira vez a espécie.

Características .

O Pau-brasil pode atingir até 30 metros de altura, na região nordeste principalmente. Possui caule espinhento, copa arredondada, folhas verde-brilhantes, flores em cachos amarelo-ouro suavemente perfumadas atraindo para sua polinização vários insetos.

É também conhecida por outros nomes populares como: ibirapitanga, arabutã, ibirapitã, pau-de-pernambuco, arabutã, pau-de-tinta, pau-rosado e pau-pernambuco.
A exploração do pau-brasil durou até o século XIX, mas na medida em que outras atividades despertaram o interesse da coroa portuguesa, sua importância foi reduzindo.

No decorrer do tempo, a exploração indiscriminada do pau-brasil acabou levando graves impactos ambientais, onde diversas espécies de animais e de plantas se extinguiram e grandes áreas ficaram totalmente improdutivas.

Na Mata Atlântica, hoje, é baixa a presença de pau-brasil. Inclusive, existe lei federal que considera crime o corte ilegal desta espécie.

Sua madeira, já muito rara, é empregada atualmente apenas para a confecção de arcos de violino, sendo exportada para inúmeros países para este fim.

O Pau-brasil ainda resiste nas florestas do país e assim como qualquer outra espécie vegetal deve ser respeitada e protegida.

Muito embora não seja nativa da nossa região, no Parque Estadual de Porto Ferreira há alguns exemplares no estacionamento e no arboreto, para que os visitantes possam conhecer essa importante árvore nacional.

05 DE MAIO – DIA MUNDIAL DO CAMPO

Definição .

Campo é uma vegetação formada por herbáceas, ou seja, plantas em geral de pequeno porte, de vida média de um ano que acabam por não desenvolverem caules muito rígidos. São exemplos deste tipo de plantas as gramíneas em geral e algumas outras espécies como as cyperaceas. Estas acabam por ser os principais constituintes desta vegetação, levando em consideração que a presença de árvores é quase totalmente ausente.

Características e Importância .

O campo é considerado o bioma terrestre mais amplo, responsável por compreender, aproximadamente, 24% da superfície dos continentes, o que significa cerca de 46 milhões de km2. Localizam-se, geralmente, em regiões temperadas, com verões quentes e invernos frios. N

No Brasil, se destacam os campos sulinos, no estado do Rio Grande do Sul.

A agricultura é a atividade que caracteriza o desenvolvimento do homem sobre o campo e, consequentemente, a importância da preservação.

Ainda em eras remotas e desde o estabelecimento das famílias em aldeias, o processo agrícola tomou conta do dia a dia e provocou a divisão de trabalho dentro da família. Dessa forma, foi fundamental à sobrevivência do homem pré-histórico e continua imprescindível até hoje.

Esta data visa conferir à devida importância a este sistema vital à sobrevivência humana, animal e vegetal.

Em termos nacionais, o campo segue como alavanca do superávit comercial. Assim, perdura como importante geração de renda, fonte de emprego e riqueza para o país.
No Brasil esta importância é registrada com a instituição do Dia Nacional do Campo, comemorado em 18 de agosto, desde 2005. Com o intuito de promover a conscientização ambiental da agricultura através, por exemplo, da destinação correta de embalagens de agrotóxicos.

Autores:
Biol. Andréia Luiza Baggio Rodrigues
Biol. Sonia Aparecida de Souza
Biol. Ernesto Pedro Dickfeldt

Foto: google