Defesa Civil e Divisão de Meio Ambiente participam de oficina preparatória para a Operação Estiagem

Divulgado em 28/05/2015 - 14:32 por Porto Ferreira Hoje

Representantes da Defesa Civil de Porto Ferreira, órgão vinculado ao Departamento de Governo da Prefeitura, e da Divisão de Meio Ambiente, vinculada ao Departamento de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, participaram da oficina preparatória para a Operação Estiagem 2015, na cidade de Araraquara (SP), nos dias 19 e 20 de maio.

Na oficina foram discutidos temas como: política estadual de proteção e defesa civil; operação corta fogo (prevenção e combate a incêndios florestais); orientações de como criar um plano preventivo para estiagem (PPDC); fiscalização e eliminação de queimadas e incêndios florestais; situação da dengue na região e sobre a importância da formação regional de brigadistas e sua forma de acionamento.

A participação dos membros para formação de uma brigada de incêndios colabora para que o município pontue também no programa Município Verde Azul, do Governo do Estado.

Porto Ferreira atendeu aos requisitos e receberá os kits para os brigadistas, com abafadores para incêndio, bombas costais flexíveis, luvas de raspa, enxadões, facões com bainha, óculos, lanternas e cantis.

Em razão de algumas adversidades climáticas, a cidade deve estar mais preparada e quando os desastres ocorrem, os brigadistas da Defesa Civil são os primeiros a minimizar a situação, depois vem o Corpo de Bombeiros e outros equipamentos.

“Por isso a importância do treinamento dos funcionários, que conta com a experiência e o auxílio da Defesa Civil do Estado, para tornar a cidade mais resiliente aos desastres naturais. A população também deve ajudar a cuidar da cidade. A educação melhora o País”, comentou subtenente Sérgio Cardoso de Moraes, coordenador da Defesa Civil em Porto Ferreira.

Fonte: AC