Santa Rita: conheça um pouco mais das atrações musicais do 23º Festival de Tradições Italianas

Divulgado em 26/06/2015 - 17:30 por Porto Ferreira Hoje

Com diversidade de atrações musicais em sua programação, o 23º Festival de Tradições Italianas de Santa Rita do Passa Quatro presta uma justa homenagem à cultura que ajudou a construir o progresso do município. O evento acontece de 9 a 11 de julho, na Praça Poeta Mário Mattoso, com shows de bandas consagradas no cenário nacional da música italiana e atrações locais.

A abertura do evento acontece no próximo dia 9 de julho, quinta-feira, a partir das 19 horas, com apresentação da Banda Musical Zequinha de Abreu e do Coral Professor Octavio Bueno de Camargo, com hasteamento das bandeiras de Santa Rita, do Brasil e da Itália, por autoridades presentes.

A primeira noite da festa terá com atração principal o show com a consagrada banda ECE Som Itália, de São Paulo. Formada por músicos e bailarinas, a banda foi criada para atender o exigente público italiano para boa música e costumes.

A noite de sexta-feira, 10 de julho, começa com apresentação do grupo de choro Brecando na Subida, de Santa Rita. Depois, sobe ao palco a banda Finestra Del Cuore, também de São Paulo, formada há quase 15 anos e com repertório que vai desde as canções folclóricas até os modernos sucessos românticos de compositores italianos, abrangendo muitas décadas de música e diversos estilos diferentes.

No encerramento, o grupo de choro Brecando na Subida e a Banda Zequinha de Abreu preparam o público para mais uma grande atração, Ivano Italianíssimo e Banda, que voltam a Santa Rita para mais uma edição do festival. Filho de imigrantes italianos, o cantor Ivano Fornasier tem dois CDs lançados e foi três vezes vencedor de festivais de música italiana, o cantor já fez shows em mais de 10 estados brasileiros. Ivano também é conhecido por fazer cover de Eros Ramazzotti.

O Festival de Tradições Italianas é uma festa característica do município santa-ritense e recebe anualmente visitantes da região e de várias outras localidades, com expectativa de público de 10 mil pessoas, nos três dias de festa.

GASTRONOMIA

Além da música, o Festival de Tradições Italianas de Santa Rita do Passa Quatro é muito conhecido por oferecer um cardápio com os mais variados pratos típicos do país homenageado, em barracas mantidas por entidades assistenciais do município.

Ao todo, serão servidos mais de 30 pratos, entre doces e salgados, além do tradicional vinho. Este ano serão nove entidades participantes: Lar Dom Luis Carbulotto e Recanto Juvenil Santa Rita (ambas as entidades do Instituto das Filhas de São José), Lar São Vicente de Paula, Paróquia São José Operário, Associação Jequitibá (CAIS-SR), Projeto Maria, APED (Associação dos Portadores de Deficiência), Fundo Social de Solidariedade e Associação de Pais e Esportistas (APE).

SERVIÇO
23º FESTIVAL DE TRADIÇÕES ITALIANAS
Dias 9, 10 e 11 de julho
Praça Poeta Mário Mattoso – Santa Rita do Passa Quatro
Shows e gastronomia típica.

Entrada gratuita.
(Fonte: Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro)