Jovens aplaudem Lobbe em audiência que discutiu o FIES

Divulgado em 28/08/2015 - 13:44 por portoferreirahoje

O deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) participou da audiência pública que discutiu mudanças nas regras dos programas de Educação, entre eles, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A reunião abordou o projeto de lei 1.427/15, de autoria do líder da bancada do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio. O tucano Lobbe Neto destacou que é muito importante regular o Fies para evitar que, a cada hora, as instituições tenham uma notícia diferente sobre o programa e não conseguem resolver seus problemas internos. “Isso é muito ruim para nossos jovens estudantes e às próprias instituições”, contou.

O parlamentar ressaltou que o Fies precisa ter um marco e as regras têm que ser transparentes. “Precisamos saber quais são as regras e elas têm que ser pela legislação e não por portarias ou resoluções, que cada hora é um sobressalto tanto para as instituições, quanto aos estudantes que acabam tendo seus sonhos interrompidos”, disse.

“Se o jovem tivesse condições financeiras, não estaria atrás do Fies. O estudante vai atrás do programa porque precisa e o governo [federal] não está dando nada, pois esse dinheiro para financiamento vem dos impostos da classe trabalhadora, dos empresários, do comércio e é muito imposto no Brasil para que seja negado o apoio aos nossos estudantes que precisam”, disse Lobbe.

O tucano relatou que o Fies avançou muito no período eleitoral, mas logo depois, houve contingenciamento de recursos. “É muito discurso e promessas. Um ano depois, ninguém sabe o que vai acontecer e a casa cai”, disparou, sendo bastante aplaudido pelos jovens presentes na audiência.

Em seu discurso, a presidente da Federação das Escolas Particulares, Amabile Palacio, enalteceu a atuação do parlamentar tucano. “O deputado Lobbe está
sempre presente. Quero que vocês saibam, estudantes, que esse deputado, de fato, está do lado da Educação”, elogiou.

Lobbe finalizou lembrando que todo o financiamento estudantil teve inicio no Governo FHC, tendo sequência no atual. “A minha preocupação não é apenas ampliar, mas manter”, disse. “Você tem uma meta. Você mantém aquela meta e dobra a meta”, finalizou.