Mapa Cultural Paulista: Santa Rita recebe seletiva regional de Dança neste final de semana

Divulgado em 10/10/2015 - 12:51 por Porto Ferreira Hoje

Santa Rita do Passa Quatro está sediando quatro seletivas da fase regional do Mapa Cultural Paulista. Artistas de diversas modalidades, de 15 cidades, da regional de Araraquara e Ribeirão Preto, estão disputando um dos eventos culturais mais importantes de todo o Estado de São Paulo. A edição 2015/2016 do Mapa Cultural reúne no município, concorrentes nas modalidades Teatro, Artes Visuais, Dança e Canto Coral e Música Instrumental.

Neste fim de semana é a vez da Dança, com representantes das cidades de Altinópolis, Américo Brasiliense, Batatais, Bebedouro, Colina, Gavião Peixoto, Matão, Monte Alto, Porto Ferreira, São Carlos, São Simão, Sertãozinho e Taquaritinga, concorrendo às vagas na final estadual.

As apresentações acontecem no Centro Cultural Mário Covas, neste sábado, dia 10, e domingo, dia 11, à partir das 19 horas. Todas são gratuitas e abertas ao público. (confira a programação abaixo). 

No último dia 26, sábado, aconteceu a seletiva do Teatro, com quatro espetáculos, apresentados também no Centro Cultural. Se apresentaram o Grupo Galhofas, de Descalvado, os alunos da Oficina de Iniciação ao Fazer Teatral, de Taquaritinga; o Grupo Teatral Arte Vida, de Gavião Peixoto, e a Cia. Labirinto de Teatro, de  Matão.

No dia 27, domingo, o Centro Cultural abrigou a seletiva na categoria Artes Visuais, com a exposição de 30 obras de artistas plásticos e fotógrafos de Descalvado Matão e Porto Ferreira.

Neste último sábado, dia 3, aconteceu a seletiva da Literatura, na cidade de Matão.

O PROGRAMA

Criado em 1995 com o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, o Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte (Organização Social de Cultura), visando também estimular a participação dos municípios em atividades culturais.

O mapeamento é feito em quatro fases: Municipal e Regional, providas em 2015, e a Estadual, que acontece em 2016. Para esta edição  estão concorrendo sete expressões artísticas e as respectivas categorias: Artes Visuais (artes plásticas, desenho de humor e fotografia), Canto Coral, Dança, Literatura (conto, poema e crônica), Música Instrumental (solista e conjunto), Teatro e Vídeo.

SERVIÇO

MAPA CULTURAL PAULISTA – SELETIVA REGIONAL DE DANÇA -SANTA RITA DO PASSA QUATRO

Dia 10 de outubro, sábado.

Às 19 horas: Dirceu Brás Pano e CIA. Blackout (Américo Brasiliense), com

“Um Exercício de Imaginação Que Está Além da Ficção”; Chamas da Fé (Gavião Peixoto), com “Me Refaz”; Academia Lucinéia Arte e Dança (Matão), com “Orion”; Stúdio Ello de Dança (Porto Ferreira), com “Insofreável”; Grupo Ballet Expressão (São Carlos), com “No Cair da Noite” e Grupo D’Alma (Taquaritinga), com “DJ, Solta a Batida”.

Dia 11 de outubro, domingo. 

Às 19 horas: 
Ponto de Cultura (Altinópolis), com “Nossa Dança”; Arte em Movimento (Batatais), com “Luz e Escuridão”; Escola de Dança Márcia Delmondes (Bebedouro), com “Estou Esperando”; Jovem Cia. de Dança Expressart  (Colina), com “Dança Contemporânea”, No Break (Monte Alto), com “Efeito Natural”, Usina da Dança (Orlândia), com “Corpo Cidade”; Mundo Capoeira (São Simão), com Capoeira Angola e Capoeira Regional e Núcleo de Dança Wladimir Mendes e Adriano Santos – (Sertãozinho), com “Devaneios”. 

Fonte: Prefeitura de Santa Rita.