Pirassununga sediará Festival Regional de Teatro do Mapa Cultural Paulista

Divulgado em 10/10/2015 - 19:30 por Porto Ferreira Hoje

O Mapa Cultural Paulista é um programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo cujo objetivo é fomentar a produção cultural independente e promover a difusão de espetáculos de diversas linguagens artísticas com origem no interior ou litoral do Estado.

O programa é dividido em quatro fases: municipal, regional, estadual e circulação. Cada etapa tem duração de um semestre. Com isso, cada edição é realizada ao longo de dois anos. Qualquer artista pode participar desde que tenha residência comprovada em municípios do interior do estado ou Grande São Paulo. São contempladas sete expressões artísticas: artes visuais, vídeo, canto coral, música instrumental, literatura, dança e teatro.

Na fase municipal, cabe às prefeituras interessadas selecionar os representantes de sua cidade em cada linguagem. A seleção é feita em eventos públicos promovidos pelo município, nos quais os artistas e grupos inscritos se apresentam. Cada expressão artística conta com três jurados responsáveis pela escolha.

Os selecionados passam para a fase regional. Nesta etapa, os artistas são divididos em 13 regiões administrativas: Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Vale do Ribeira. Cada uma das regiões tem uma etapa final para cada linguagem artística, realizada em municípios que tenham se candidatado para sediar os eventos. Os artistas e grupos escolhidos participam, então, da fase estadual, que consiste na apresentação das obras vencedoras em espaços da capital paulista.

Pela segunda vez, Pirassununga é uma das três cidades sede da modalidade de Teatro (as outras são Valinhos e Socorro).

O Festival será realizado de 15 a 18 de outubro próximo com entrada franca. A programação que inclui apresentações na Praça Central, Teatro Municipal Cacilda Becker e Centro de Convenções Prof. Fausto Victorelli:

- Dia 15/10 (Quinta-feira), às 20h30: SUMARÉ - Companhia Teatral Maktub

Drama - Peça: Orquídea Negra - Local: Centro de Convenções Prof. Fausto Victorelli

- Dia 16/10 (Sexta-feira), às 14h30: PIRASSUNUNGA - Cia. Pé de Baco

Teatro de rua - Peça: Na Carroça da Carocha - Local: Praça Central

- Dia 16/10 (Sexta-feira) às 20h30: LIMEIRA - Espaço Núcleo

Drama - Peça: Querida Célie - Local: Teatro Municipal Cacilda Becker

- Dia 17/10 (Sábado) às 20h30: ARTUR NOGUEIRA - Movimento Cultural Brincantti

Teatro de rua - Peça: A Margem das Voltas - Local: Praça Central

- Dia 17/10 (Sábado) às 18h: CAMPINAS - Cia Teatral Cenarte

Popular - Peça: Voar, Onde o Longe é Perto - Local: Centro de Conv. Prof. Fausto Victorelli

- Dia 18/10 (Domingo) às 14h30: ESP. SANTO DO PINHAL - Teatro Flácus

Comédia infantil - Peça: O Rapto das Cebolinhas - Local: Teatro Municipal Cacilda Becker

- Dia 18/10 (Domingo) às 20h30: S. BÁRBARA D’OESTE - Grupo Travessia

Drama - Peça: Liberdade Vigiada - Local: Teatro Municipal Cacilda Becker.

A coordenação do Mapa Cultural Paulista em Pirassununga está a cargo de Israel Foguel e a produção da região de Campinas a cargo de Carol Reto.

Os espetáculos selecionados em Pirassununga, Valinhos e Socorro irão fazer uma nova apresentação, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro) na cidade de São José do Rio Pardo, onde será escolhido o espetáculo representante da região de Campinas.

Fonte: www.reporternaressi.com.br (Israel Foguel - jornalista)