Tempestade causa estragos e deixa desabrigados no interior paulista

Divulgado em 24/11/2015 - 07:30 por Porto Ferreira Hoje

Cidades do interior paulista ainda contabilizam os prejuízos provocados pelo forte temporal de ontem (23). A situação mais crítica é no município de Guareí, região de Itapetininga, que teve ventania e granizo, resultando em 150 pessoas desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Elas foram levadas temporariamente para a sede da Guarda Civil Metropolitana.

Os bairros Floresta 1, 2 e 3 estão entre os mais atingidos, com mil casas danificadas. As famílias foram cadastradas pela assistência social do município e receberam colchões, cestas básicas, produtos de higiene pessoal, limpeza e rolos de lona plástica.

O temporal em Guareí ainda deixou casas destelhadas, derrubou árvores, danificou veículos e estragou plantações na zona rural. O Hospital Adalberto Rocha e um Batalhão da Polícia Militar sofreram destelhamento, prejudicando o atendimento à população. Toda a área urbana ficou sem energia elétrica.

Em Cesário Lange, na região metropolitana de Sorocaba, o vendaval afetou a estrutura da Escola Municipal Natan Pires da Silva. O prédio precisou ser isolado e interditado pela Defesa Civil. No centro da cidade, árvores tombaram sobre veículos, sem deixar vítimas. No bairro Alvorada, 30 casas sofreram danos, sendo que quatro pessoas ficaram desabrigadas e foram acomodadas em um hotel.

Em Bauru, a tempestade inundou a Avenida Nações Unidas, uma das principais da cidade. Pessoas ficaram ilhadas e precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido. A enxurrada atingiu também a Rua Aymorés, a avenida Comendador Marta, a Rua dos Abacateiros, a Rua Castelo Branco e parte do Distrito Industrial.

Na cidade de São Carlos, a tempestade durou apenas 30 minutos, por volta das 15h30, mas alagou diversas vias. A água entrou em casas dos bairros Romeu Tortorelli, Vila Izabel, Santa Cecília, Cidade Iraci e no centro, porém não houve a necessidade de interdição ou remoção de moradores.  A Defesa Civil Estadual ofertou apoio de recursos humanos e materiais de assistência humanitária ao município, todavia, a agente Leila, da COMDEC, dispensou apoio no momento.

Em Pirassununga, uma precipitação pluviométrica de curta duração pela manhã acompanhada de fortes rajadas de vento e queda de granizo resultou em queda de árvores e cobertura de ginásio de esporte. No Jardim Limoeiro, a cobertura de uma quadra Poliesportiva, do Centro Comunitário Municipal, que no momento encontrava vazia, caiu com a força do vento, resultando em danos materiais. Em vários bairros houve registro de queda de árvores em vias públicas e em alguns imóveis particulares, sem ocasionar feridos. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ofertou apoio de recursos humanos e materiais de assistência humanitária ao município, todavia, o COMDEC informou que não há necessidade no momento. Não houve registro de pessoas feridas, mortas, desaparecidas, desalojadas ou desabrigadas.

Em Porto Ferreira algumas ruas do bairro Jardim Anésia ficaram completamente alagadas.

Em Descalvado a tempestade também provocou alagamentos, dificultando a locomoção.

Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Universidade Estadual Paulista, um sistema de baixa pressão deixa hoje (24) o tempo instável no estado, provocando chuvas e trovoadas isoladas. Amanhã (25), as condições de instabilidades persistem. O sol pode aparecer apenas na quinta-feira (26), acompanhado de pancadas de chuva durante a tarde.

Fontes: Agência Brasil, Defesa Civil do Estado e G1