Arrastão Contra a Dengue tem início sábado na região do Cristo e Porto Bello

Divulgado em 27/11/2015 - 14:01 por Porto Ferreira Hoje

Tem início neste sábado (28/11) o Arrastão Contra a Dengue, promovido pelo Departamento de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira e o apoio de vários outros setores da Administração.

A concentração se dará às 7h30, na praça Cornélio Procópio (Matriz), no Centro. De lá, os agentes e voluntários rumarão em carreata para a Região Norte da cidade. Os bairros a serem visitados são o Cristo Redentor, Botafogo, Santa Cruz, Jardim das Palmeiras, Vila Real, Porto Bello 1 e 2.

“É importante a participação de toda a comunidade para o controle do mosquito transmissor da doença. Se cada um fizer a sua parte, sem dúvida nenhuma os problemas relacionados à dengue serão cada vez menores. Portanto, peço a colaboração de todos, permitindo a entrada dos agentes nos imóveis e não deixando objetos que possam acumular água parada”, comentou a prefeita Renata Braga esta semana.

Os arrastões serão realizados pelos agentes todos os sábados, em bairros do município que apresentem maior número de suspeitas ou casos confirmados.

“Não divulgaremos um calendário antecipado dos locais. Desta vez vamos atuar conforme for necessária uma maior intervenção dos agentes no trabalho de limpeza, bloqueio de criadouros do mosquito e nebulização de veneno. Por exemplo, se os casos estiverem surgindo no Centro, é ali que iremos atuar naquela semana”, explicou semana passada Geraldo Alencar Ribeiro, diretor do Departamento de Saúde.

Assim, a escolha da região se dará no decorrer da semana que antecede o arrastão e os canais de comunicação da Prefeitura farão a divulgação à população, para que esta colabore e permita a entrada das equipes em seus imóveis.

Casos

De acordo com a Seção de Controle de Vetores, no mês de outubro foram registrados três casos da doença no município. Número menor que em setembro (cinco), porém maior que em julho e agosto (dois casos em cada mês).

“No ano de 2015, entretanto, já são 4.319 casos registrados e se não forem tomados os cuidados por todos este quadro de epidemia poderá voltar nos próximos meses”, alertou Geraldo Ribeiro.

Em novembro, até esta semana foram contabilizadas cinco suspeitas e aguarda-se os resultados dos exames.

Esta semana também foram enviados para destinação correta mais um caminhão carregado com pneus inservíveis que estavam no Ecoponto do Jardim Santa Marta.

Além disso, também prosseguem os trabalhos de orientação, com palestras em escolas e empresas. Na semana passada, por exemplo, o chefe da Seção de Controle de Vetores, José Antônio de Thomazi, falou para funcionários da Cervam durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da empresa.

Fonte: Assessoria de Comunicação