Ministro da Saúde recebe pedido para uso da fosfoetanolamina

Divulgado em 28/11/2015 - 09:20 por Porto Ferreira Hoje

O deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) participou nesta sexta-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes, de mais uma reunião para dar sequência às tratativas sobre o uso da fosfoetanolamina em pacientes com câncer.

De acordo com o parlamentar, o governador Geraldo Alckmin entregou nas mãos do ministro da Saúde, Marcelo Castro, ofício solicitando o uso compassivo da fosfoetanolamina, conforme resolução RDC nº 38/2013 (do Ministério da Saúde), que abre exceção para que substâncias possam ser utilizadas até que tenha aprovação final do governo federal.

Lobbe ressalta que no ofício, o governador também informa que pretende dar início aos testes clínicos em hospitais da rede pública estadual para avaliar a eficácia da fosfoetanolamina sintética em até mil pacientes. “A discussão para estabelecer o protocolo dos estudos terá início na próxima semana. Finalizada essa etapa, e com aprovação da Anvisa, o Estado começa os testes clínicos”, explicou o deputado.

“Na reunião, a Universidade de São Paulo (USP) cedeu ao Estado o direito à pesquisa e produção da substância para que seja utilizada nos testes. Esta produção poderá ser realizada pelo laboratório Furp”, revelou Lobbe. “O Estado está avançando e esperamos que o ministro da Saúde consiga atender nossas demandas, pois tem muita gente morrendo e não podemos mais esperar", finalizou.

Também participaram da reunião o secretário de Estado da Saúde, Davi Uip, e seu secretário-adjunto Wilson Pollara; os pesquisadores Gilberto Chierice e Salvador Claro Neto (coordenadores dos estudos da fosfoetanolamina sintética na USP São Carlos); a paciente de câncer Bernardete Cioffi (que faz uso da substância); e os deputados estaduais Roberto Massafera e Ricardo Madalena.

Crédito da Foto: A2img / Gilberto Marques