Cadastro Ambiental Rural deve ser feito até o mês de maio

Divulgado em 17/03/2016 - 17:44 por Porto Ferreira Hoje

O CAR (Cadastro Ambiental Rural) foi lançado nacionalmente em maio de 2014, com prazo de 12 meses para o cadastramento dos imóveis rurais e, às vésperas do encerramento do prazo inicial, o período para realizar a inscrição foi prorrogado por mais um ano, conforme já previa a legislação. Mas, dessa vez, não há nova possibilidade de prorrogação.

O Estado de São Paulo lançou o seu módulo de cadastramento, o SiCAR-SP (Sistema de Cadastro Ambiental Rural-SP), de forma pioneira em junho de 2013, antes da entrada em funcionamento do sistema nacional. De acordo com o último relatório divulgado, no Estado foram cadastradas mais de 200 mil propriedades e posses, perfazendo quase 12 milhões de hectares. Os números robustos revelam uma grande mobilização da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e órgãos vinculados com outras secretarias do governo, prefeituras e sociedade civil, como sindicatos, entidades de classe e ONGs, apoiando e estimulando o cadastro em todo o território paulista.

Um exemplo da articulação bem-sucedida foi a parceria com mais de 300 prefeituras para o apoio à inscrição de pequenos proprietários, que possibilitou mais de 20 mil inscrições e atendimentos em todo o estado.

Em Porto Ferreira, os proprietários rurais podem procurar a Divisão de Meio Ambiente, na Ciac (Central Integrada de Atendimento ao Cidadão), localizada na rua Coronel Procópio de Carvalho, 329, Centro, em frente a escola Sud Mennucci, no antigo prédio da Caixa Econômica Federal.

Apesar dos números animadores, a Secretaria do Meio Ambiente alerta que ainda há muito a ser feito. Existe um número considerável de imóveis que não realizou ou finalizou o cadastro. Com a data do encerramento das inscrições se aproximando, é esperado que muitos cadastros sejam feitos nas últimas semanas, o que pode sobrecarregar o sistema e trazer problemas para usuários/interessados/proprietários e posseiros. Por isso, a Secretaria alerta que as inscrições sejam feitas com antecedência, pois poderá haver problemas de congestionamento do sistema nos últimos dias, prejudicando os próprios usuários, correndo risco de não finalizar a inscrição.

O cadastro, que é gratuito e obrigatório, permitirá a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), com vantagens e benefícios para quem aderir. Para iniciar esta nova etapa do processo, a SMA lançou uma nova versão do sistema de cadastro que apresentou, entre outras novidades, uma plataforma para o desenvolvimento da adequação ambiental, que aguarda a regulamentação do tema para ser disponibilizada integralmente. Mas até maio de 2016, os imóveis devem estar inscritos, e quem não se cadastrar no prazo poderá receber multa ou ainda ter problemas em transações imobiliárias, obtenção de crédito agrícola e em processos de licenciamento ambiental, além de perder a possibilidade de receber apoio e usufruir de melhores condições para realizar a regularização ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Com Assessoria de Imprensa da Secretaria de Meio Ambiente (SP)