“Eu não quero parar de dar aula”

Divulgado em 08/04/2016 - 16:29 por portoferreirahoje

Não seria injustiça chamá-lo de “o queridinho” dos alunos. Em 23 anos de magistério, Carlos Alberto Lourenço foi homenageado, no mínimo, 15 vezes, durante as formaturas escolares de fim de ano. 

Conquistar um lugar cativo no coração dos adolescentes pode parecer impossível a alguns educadores, mas, em se tratando de Carlinhos, não é difícil compreender a fórmula do sucesso: prazer pelo que faz.

Professor de Matemática e Física do Colégio Objetivo de Porto Ferreira, Carlos Alberto formou-se engenheiro químico pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e não tardou em trocar a engenharia pela sala de aula. A ocasião fez o educador: surgiu uma chance de substituir um professor no Ensino Médio e, desde então, nunca mais abandonou o giz.

“Me encontrei”, afirma. “Identifico-me com os alunos e considero a aula uma troca de experiências por meio da qual a gente não só ensina, como aprende bastante”, diz ele.

Mestre em Engenharia Química, também pela UFSCar, o professor está cursando o último ano da graduação em Pedagogia, na modalidade Ensino à Distância (EaD), na Unip  de Porto Ferreira. 

Mesmo com a formação de excelência e as mais de duas décadas dedicadas ao ensino, o Ministério da Educação (MEC) exige que o profissional da Educação Básica seja ou licenciado em sua área de atuação ou pedagogo. 

Mas, para quem tem a carga horária completa em escolas e faculdades, às vezes, nos três períodos do dia, cumprir a exigência do MEC em um curso presencial e trabalhar simultaneamente beira ao impossível.

A graduação on-line, assim, molda-se às necessidades de alunos como Carlinhos, pois é o estudante quem escolhe os seus horários de estudo e de realização das atividades das disciplinas a um custo bastante acessível.Apesar de não ser o caso do educador, a Unip ainda conta com profissionais dedicados para auxiliar os universitários com dificuldades no manuseio da plataforma EaD.Também vale ressaltar que quem opta pela Pedagogia poderá pleitear os cargos de direção e coordenação escolares, os quais só podem ser exercidos por pedagogos.

Para Carlos Alberto, porém, obter a Licenciatura Plena significa mais do que apenas cumprir uma demanda do MEC, significa, sobretudo, poder prosseguir com seu trabalho. “Eu não quero parar de dar aula”, destaca. 

“Nós damos exemplo de conduta, de profissão, e vemos muitos dos nossos alunos seguindo algo que foi dito em sala ou escolhendo uma determinada carreira em razão do que aprendeu conosco. Isso é muito gratificante”, fala o educador. “A satisfação é tanta que há dias que eu sinto que nem trabalhei, e lá se foram 15 horas”, diz, com sorriso largo de contentamento.