Élcio Arruda sugere a criação do Samu Vet para socorro de animais no município

Divulgado em 23/04/2016 - 12:03 por Porto Ferreira Hoje

O vereador Élcio Arruda (PMDB) solicitou ao Executivo municipal, por meio de indicação, um estudo detalhado aos departamentos competentes da Prefeitura para uma futura criação do serviço para socorro de animais acidentados no município.

O Samu Vet, como o serviço é denominado, prevê o resgate dos animais por uma equipe treinada. Os animais receberiam os primeiros cuidados, como curativos e medicamentos, além de pequenas cirurgias.

Em suas considerações o parlamentar pontuou que existem dezenas de animais que são acidentados semanalmente nas ruas da cidade.

Para o vereador, um veiculo e equipe apropriada seria de grande valia para salvar a vida dos animais. E ainda, o projeto poderia ser executado em parceria com ONGs, veterinários e voluntários, diminuindo assim seu custo.

Mencionou ainda Arruda que o municipio já possui o Centro de Zoonoses, o que também facilitaria a instalação de uma sala de curativos e pronto socorro. 

O vereador ainda buscou informações junto à prefeita Renata Braga e ao Diretor de Saúde Geraldo A. Ribeiro, se existe a possibilidade da criação de um projeto como o sugerido no futuro,e se o departamento responsável poderia fazer um levantamento dos custos mensais da projeto e valores para aquisição de um veículo para socorro, orientação e castração de cães e gatos.

"Este projeto já existe em algumas cidades e os resultados são fantásticos. Para podermos colaborar com os custos, solicitei ao deputado estadual Jorge Caruso (PMDB) e federal Alex Manente (PPS) recursos para aquisição de uma van, que englobaria também o castra-móvel e combate a maus-tratos a animais, principalmente cães e gatos", comentou o vereador Élcio.