Élcio Arruda solicita cadastro do município em projeto de visa estímulo no desenvolvimento infantil

Divulgado em 29/04/2016 - 17:30 por Porto Ferreira Hoje

Nos últimos dias o governo federal, através do Ministério da Saúde (MS), incluiu os atendimentos de estimulação precoce para crianças de 0 a 3 anos para municípios via Sistema Único de Saúde (SUS), visando atendimentos a autistas, paralisia cerebral, microcefalia, síndrome de down, entre outras situações, que causam o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Os municípios interessados devem solicitar o cadastramento para poderem implantar este serviço, que faz parte do plano de enfrentamento contra o atraso no desenvolvimento de crianças, principalmente contra a microcefalia, que teve seus casos aumentados, devido ao zika vírus, segundo estudos divulgados nos últimos meses pelo Ministério da Saúde.

Após ter conhecimento deste projeto, que muito poderia contribuir para a saúde de dezenas de crianças em Porto Ferreira, o vereador Élcio Arruda (PMDB) solicitou ao executivo municipal que faça um levantamento sobre este projeto e solicite o cadastro, podendo assim prestar um atendimento de mais qualidade no município. Uma equipe de profissionais, formada por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, entre outros profissionais,  poderiam estar realizando via SUS os atendimentos, de forma gratuita e sem custos para as prefeituras e aos pacientes, pois os recursos são repassados pelo Governo Federal.

"Já entrei em contato diretamente com o diretor de saúde, Sr. Geraldo, passando algumas informações sobre este projeto, que visa melhora na qualidade de vida de crianças que apresentam atraso no desenvolvimento, como profissional da área de saúde, considero a estimulação precoce em crianças de essencial importância, evitando-se e ou amenizando-se sequelas futuras nas mais variadas patologias", finalizou Arruda.