Vereador quer vacinação contra gripe para professores e alunos da rede municipal de ensino

Divulgado em 04/05/2016 - 22:53 por Porto Ferreira Hoje

O Departamento Municipal de Saúde iniciou a campanha de vacinação contra a Gripe – que acontece entre os dias 30 de abril e 20 de maio – e o cronograma prevê o atendimento às crianças de até 05 anos de idade, gestantes, idosos, trabalhadores da área de saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas.

Diante desta informação, o vereador Serginho Martins apresentou Requerimento destinado à prefeita Renata Braga, solicitando que os alunos com mais de 05 anos, professores e funcionários da Rede Municipal de Educação sejam incluídos na campanha, já que estes, segundo o vereador, representam um grupo de risco, pois nas unidades escolares reúnem-se um grande número de pessoas, elevando consideravelmente o risco de contágio.

“Normalmente, campanhas de prevenção são realizadas inicialmente nas escolas e os professores realizam este tipo de serviço sempre com muito esmero e dedicação. Merecem, portanto, este benefício da inclusão na campanha”, salientou Serginho durante debate da Câmara Municipal, ocorrido na sessão ordinária do dia 02 de maio.

De acordo com informações disponibilizadas pela imprensa, até o dia 13 de abril, o município tinha sete casos suspeitos de gripe (Influenza) H1N1. Nos últimos 12 meses não houve registro confirmado de morte por Influenza H1N1, porém, existe a suspeita de uma morte – paciente mulher de 57 anos –, aguardando resultados do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

No Requerimento, aprovado por unanimidade pelos vereadores, Martins questiona qual órgão está custeando a campanha e se, caso este órgão – estadual ou federal – não autorize a inclusão destas pessoas, o município não poderia assumir este custo.

O documento segue agora para o executivo municipal, que deverá responder em até 15 dias úteis. Vamos torcer para que a resposta seja positiva e os alunos, professores e funcionários da rede municipal sejam vacinadas.