Prefeitura de Porto Ferreira entrega obras da nova UBS Darcy Ripa no Jardim Porto Novo

Divulgado em 05/05/2016 - 20:25 por Porto Ferreira Hoje

Com grande público, foi inaugurada na tarde da última sexta-feira (29/04) a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Darcy Ripa, em área ao lado da Creche Municipal Said Abib Taiar, na rua Jean Gabriel Villin, no Jardim Porto Novo.

A nova UBS, construída com recursos conquistados pelo atual governo municipal junto à União (Ministério da Saúde) no ano de 2014, vai atender a população daquela região da cidade que se utiliza do SUS. Também vai proporcionar economia aos cofres públicos, uma vez que a Unidade funcionava até então em um imóvel alugado na Vila Sybilla, que já não oferecia mais condições adequadas de atendimento.

A cerimônia foi prestigiada por autoridades do município, como a prefeita Renata Braga; o vice-prefeito Dr. Carlos Eduardo Miguel da Silva; os vereadores Edite Pereira, Antônio Ângelo Lourenço (Galego), Alessandro Rossi Bertazzi (Dentinho), Miguel Bragioni e Rômulo Rippa; o diretor do Departamento de Saúde, Geraldo Ribeiro; a enfermeira-chefe da UBS, Jaqueline Álvares de Oliveira; o pastor Fábio, representando a Associação de Pastores do município; o padre Felipe Negro, da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção; familiares do homenageado, entre eles a viúva Maria Aparecida Bonadia Ripa, os filhos Denise, Denilson e Delaine, e os netos Mateus, Bruno e Otávio. Também destaque para a presença do deputado federal Lobbe Neto.

Fizeram o uso da palavra durante a cerimônia o diretor Geraldo Ribeiro, o vereador Dentinho, o deputado Lobbe Neto, a filha do patrono Denise e a prefeita Renata Braga.

Durante a cerimônia também foi prestada uma homenagem à servidora mais antiga Unidade, Anair Angélica Ferronato. Crianças da Creche Said Abib Taiar fizeram uma apresentação musical.

Darcy Ripa

Darcy Ripa, nascido em 22 de junho de 1945, na cidade de Luiz Antônio (SP), filho de Paschoal Ripa e Izaura Delfino Ripa, irmão de Iraci e Paulo, era um cidadão de exemplar bondade, que adorava ajudar as famílias necessitadas e os amigos que porventura precisavam dele, seja na hora da doença, da morte de um familiar ou de uma necessidade qualquer.

Darcy Ripa casou-se com Maria Aparecida Bonadia Ripa, com a qual teve três filhos, Denise, Denilson e Delaine. Com o casamento, a família, que ele prezava tanto, cresceu com os cunhados Nilço e Iraci.

Antes de se casar com Maria Aparecida, a grande paixão de Darcy era o futebol. Ele jogava no time do famoso Vasquinho, e mesmo depois de casado matinha o hobby, jogando de vez em quando com os filhos, amigos e parentes.

Outro hobby famoso de Darcy era criar passarinhos. Passava suas poucas horas de folga a observar os canários e periquitos que possuía no quintal.

Darcy completou o 4º ano na Escola Estadual de 1° Grau Sud Mennucci. Foi balconista desde os 13 anos de idade, no Armazém de Antônio Loureiro e Irmãos. Gostava muito de ir à missa, gosto que repassou aos seus filhos, adorava o seu trabalho, tanto que o exerceu durante 27 anos.

Darcy Ripa faleceu num domingo, 8 dias após seu aniversário, aos 40 anos de idade, na cidade que escolheu como lar.

A Unidade de Saúde Darcy Ripa foi a primeira a ser instalada em bairros, no governo do então prefeito Dorival Braga e vice Valdir Bosso, em 1985. Desde então reformas e mudanças foram feitas, mas agora um novo capítulo na história da UBS Darcy Ripa é escrito.

Fonte:  Assessoria de Comunicação