SP distribui mais 1,9 milhão de vacinas contra a gripe

Divulgado em 21/05/2016 - 10:05 por Porto Ferreira Hoje

O estado de São Paulo distribuirá, a partir desta segunda-feira (23), 1,94 milhão de doses extras para a vacinação contra o vírus da Influenza. Com isso, SP prorroga a campanha de vacinação até 31 de maio. "Quem não teve a oportundade de tomar a vacina agora tem até o fim do mês. A vacina tem uma eficácia de mais de 80%", disse o governador Geraldo Alckmin.

As doses extras da vacina foram adquiridas pelo governo do Estado, por iniciativa própria, junto ao Instituto Butantan, órgão ligado à pasta estadual. "Com este novo lote, podemos reforçar a prevenção em favor do público-alvo e abranger a imunização aos doentes crônicos e demais grupos prioritários. A segunda dose da vacina às crianças está totalmente garantida", explica o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

Todas as regiões do estado serão beneficiadas, porém, serão priorizados os municípios que ainda não atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo, formado por crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), doentes crônicos, indígenas e população carcerária.

Desde o dia 4 de abril, mais de 10,1 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no estado, índice superior à meta da campanha que visava vacinar 9,5 milhões de paulistas, índice superior à meta da campanha, de cobertura de 80% do público-alvo.

Além de imunizar a população contra a gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses irão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan.

Fonte: Portal do Governo do Estado