11 de Setembro é o Dia Nacional do Cerrado

Divulgado em 10/09/2016 - 16:48 por Sonia Aparecida de Souza

Por decreto do Presidente da República, instituído em 2003, dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado – um dos biomas mais importantes e mais ameaçados do país.

  *Características, Importância 

O Cerrado ocupa 25% do território brasileiro com uma área de aproximadamente 200 milhões de hectares com grande extensão na região Centro-Oeste e áreas disjuntas nas regiões sul, sudeste, norte e nordeste.

Trata-se dos principais ecossistemas tropicais da Terra, sendo um dos centros prioritários para a preservação da biodiversidade do planeta. Confere uma diversidade de 160.000 espécies de plantas.

O ecossistema de Cerrado apresenta variação em sua vegetação de campo limpo a cerradão.

A vegetação predominante é constituída por espécies vegetais adaptadas às duas estações distintas e suas folhas caem no período de estiagem. A maioria das espécies são de pequeno porte, com galhos retorcidos e folhas grossas. As raízes são profundas e as cascas destas árvores são duras e grossas. O solo é arenoso e muito ácido.

O Cerrado abriga as principais bacias hidrográficas - Tocantins, Araguaia, São Francisco e Prata -  faz fronteira com a Amazônia, Caatinga, Pantanal  e a Mata Atlântica, reunindo 10 mil espécies vegetais, com potencial cosmético e medicinal ainda a ser descoberto.

O Cerrado já foi descaracterizado em mais de 55%, sendo um dos biomas mais ameaçados do planeta. 

Uma das principais causas do desmatamento na região é a pecuária extensiva, quadro agravado pela baixa tecnologia empregada. Perante a ausência de manejo das pastagens, o bioma tem hoje 4,2 milhões de hectares de pastagens degradadas, o que equivale a 10% da terra utilizada para pecuária no Cerrado. 

A produção agrícola com base nas monoculturas, especialmente, de soja, eucalipto, cana-de-açúcar e algodão estão pautadas em um modelo tecnológico que, além de desmatar amplas extensões de terra e gerar poucos empregos, utiliza grandes quantidades de insumos químicos.

A construção de barragens e estradas, a retirada de madeira nativa para lenha e carvão, aliados à expansão urbana, fecham o quadro de perturbação, restando apenas 1,5% das áreas preservadas sob lei por meio de unidades de conservação. O baixo percentual de áreas protegidas põe o Cerrado na lista dos 25 biomas de elevada diversidade mais ameaçados do mundo. A realização de pesquisas científicas efetivas que ajustem o modelo desordenado de desenvolvimento econômico, estabelecido desde a década de 60 neste bioma, pode maximizar o uso racional e incentivar a conservação da tão rica biodiversidade do Cerrado. Além disso, o desenvolvimento de políticas que permitam a coexistência das populações humanas e da biodiversidade do Cerrado contribuirão para preservação do imenso banco genético que se abriga neste bioma importante.

No Parque Estadual de Porto Ferreira encontra-se a vegetação de Cerrado/Cerradão onde foram identificadas 200 espécies de árvores, destacando-se o  pau-terra, o barbartimão, o cinzeiro, o capitão-do-campo e a pimenta-de-macaco. 

Entre os animais estão o lobo-guará e o tamanduá-mirim, que também circulam por outros ambientes.